O hábito da leitura deve ser incentivado desde a primeira infância, pois são nos primeiros anos de vida que a criança constitui as bases do que será no futuro. Por isso, a Legião da Boa Vontade incentiva o hábito da leitura em suas ações socioeducacionais realizadas tanto nas Escolas como também nos Centos Comunitários de Assistência Social, que possui em todo o Brasil.
Em Franca, a unidade da LBV recebeu a visita da escritora de livros Infantojuvenil Milla Souza. Na oportunidade, a escritora falou com as crianças e adolescentes atendidos sobre da importância da leitura para a vida: “Ler não é uma obrigação, mas uma oportunidade. (…) Quando se lê você consegue refletir se você gosta daquilo ou não. A leitura é um ato de desafio e pode ser divertido, interessante, por isso digo: leiam! Se permitam conhecer esse mundo fantástico de imaginação que os livros trazem”, afirmou.

Ana Carolina, de 10 anos, conta como foi esse dia: “A gente conheceu a Milla, e eu adorei o conto que ela leu para a gente ‘O mundo mágico de Ícaro’. E poder conhecer a escritora foi muito bom, porque ela falou pra gente como foi que surgiu a ideia de escrever a história do Ícaro”.
A visita faz parte do projeto de leitura iniciado no mês de abril, e tem como objetivo o incentivo à leitura, tanto para as crianças como para os familiares. “A cada etapa vamos construir o gosto pela leitura, mostrando que pode ser simples e prazeroso como brincar de pega-pega. Assim, esperamos que até o final de 2017, tenhamos conseguido de alguma forma mudar o hábito de leitura das famílias. Semanalmente serão enviados contos infantis de fácil entendimento. A proposta é que em família as crianças possam ler e refletir sobre os contos. São momentos de resgate do convívio familiar, além de ser para alguns pais o primeiro contato com o mundo dos livros”, explica a educadora social Ana Paula Roberto, mobilizadora do projeto.
A LBV acredita na formação integral do Ser Humano, por isso o incentivo vai além dos primeiros anos de vida, mas também na idade adulta, pois, nunca é tarde para aprender novos hábitos.
A escritora Milla de Souza participou do início do projeto, apresentou seus livros que farão parte da ação, e falou um pouco sobre a sua experiência como escritora. Na oportunidade, conheceu as instalações recém reformadas da LBV na cidade: “Adorei conhecer de perto, foi um dia muito acolhedor, agradável. As crianças são muito inteligentes. Um dia que enriqueceu tanto para mim quanto para as crianças. Espero ter plantado uma sementinha para vermos os frutos no futuro. Quando você conhece um atendimento desse tipo, que acolhe todas as diferenças, você sai com mais crença na humanidade, pensa num futuro melhor, são crianças mais orientadas, elas pensam num mundo melhor. Isso até dá um acalento para a gente, pois vamos embora pensando: ‘Ufa! Que bom que tem alguém fazendo algo por eles!”.
As ações continuam, e você pode ajudar a enriquecer a biblioteca dos pequeninos na cidade de Franca, doando livros infantis em bom estado de conservação. Sua doação pode ser entregue na Rua Torquato Caleiro, 915 – Vila Nicácio – (16) 3720-9077.