Em palestra educativa, crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade aprendem como impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
De acordo com os boletins epidemiológicos, cresce o número de casos de dengue na cidade de Campinas. A Secretaria Municipal de Saúde decretou estado de emergência, pois são mais de 23 mil registros confirmados. O assunto exige atenção e providências urgentes de toda a população, principalmente no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti.
Com o objetivo de ajudar na prevenção da dengue, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, em parceria com o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), atividade lúdica direcionada aos atendidos que participam do serviço Criança: Futuro no Presente!. Na oportunidade, as técnicas de vigilância apresentaram diversas maneiras de combater a proliferação do vetor.
“A dengue é um assunto muito sério, mas gostamos de falar sobre isso de uma forma mais leve, envolvendo gincanas, músicas e teatro. Acreditamos que, dessa forma, o público infantojuvenil compreende melhor a situação”, comentou Fabiana Daniel, agente de apoio ao controle ambiental.
De acordo com Cristina de Morais, durante o trabalho operacional realizado nas residências, é possível observar a dificuldade de mudança de hábitos da parte dos moradores. “O diálogo com pessoas adultas é mais complexo. Já, a tendência das crianças é receber e compreender melhor o assunto discutido. A gente ensina o que deve ser feito em casa e as crianças levam para os familiares o conhecimento que recebem”, disse.
O atendido Cristian Freitas, de 12 anos, também guardou muitas informações para exercer no seu dia a dia. “Precisamos combater a dengue, e isso se faz recolhendo plásticos, pneus e garrafas para não acumular água, colocando objetos em locais de reciclagem”, destacou.
Além da palestra educativa, as técnicas do Departamento de Vigilância em Saúde entregaram chocolates para a garotada.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Campinas, SP, a unidade I da Legião da Boa Vontade está situada na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Informações pelo telefone: (19) 3227-3888. E a unidade II localiza-se na Rua Nelson Barbosa da Silva, 289 — Jardim Profilurb. Para outras informações, ligue: (19) 3224-3033.
Para saber mais sobre a nossa atuação, acesse nosso site e siga @LBVBrasil nas redes sociais:
- Instagram: clique aqui para seguir
- Facebook: clique aqui para seguir
- Youtube: clique aqui para se inscrever