Realizar-se profissionalmente é algo que todas as pessoas desejam. Erigir um trabalho e fazer a diferença na educação, transformar, promover uma aprendizagem significativa é preponderante no nosso labor. Ao participar de mais um Congresso Internacional de Educação, da Legião da Boa Vontade, paro para refletir e, em uma breve retomada, posso dizer primeiramente que a experiência que galguei nesses anos alavancou minha vida profissional.
Sou grata a cada palestra motivadora de que participei neste encontro e nos demais, que reforçam o Afeto* e deixam claro que o desenvolvimento é pleno e são pertinentes os pontos essenciais com um único objetivo: formar “Cérebro e Coração“.
Os nossos meninos e meninas não são como antes… Com um simples toque em uma tecla, fazem aparecer o mundo fantástico da eletrônica. Os educadores também não são mais como antes: fotocopiam, ampliam, reconstroem e, com uma boa pesquisa, preparam aulas interessantes. São capazes de ver, além de um ser físico, o espiritual, como vimos nas fotos e na palestra A pesquisa como prática da Pedagogia do Afeto e do Cidadão Ecumênico.
+ Veja aqui outros destaques dessa palestra
Mas há coisas que não mudam…
Há coisas que o tempo e os anos respeitam: o olhar, o contato caloroso, o carinho, o sentimento profundo de amizade que surgem entre os alunos e os educadores. Reflexo do afeto que aquece os corações. Apaixonar-se por educação é apaixonar-se por toda proposta que nos leva a uma interação com o aluno, para torná-lo mais inteligente, provocando e desenvolvendo um ser crítico, como mencionou o palestrante Marcos Meier, ligando o conteúdo com a vivência, o dia a dia a valores aliados a cada raciocínio construído. Para isso, só com um Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (MAPREI)!
Meus parabéns são voltados a todos que se envolveram para que esse Congresso pudesse ocorrer, que tanto pesquisaram, dedicaram-se, semearam, para que outros pudessem colher, como eu, hoje, sendo educadora do Instituto de Educação José de Paiva Netto (IEJPN), aqui presente, prestigiando.
Levo comigo os sorrisos de cada oficina em que entrei. A troca de ideias, a vontade de retornar à sala de aula e repartir os ensinamentos compartilhados neste encontro de Educação.
______
* Leia mais sobre a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, aplicadas com sucesso nas unidades da Legião da Boa Vontade.