Petrópolis, RJ — As meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, da Legião da Boa Vontade (LBV), comemoraram a Semana do Meio Ambiente de uma maneira bem divertida. Os atendidos colocaram, literalmente, a mão na massa e mostraram que é possível fazer muitos objetos e brinquedos com materiais que normalmente vão para o lixo.
O projeto lúdico promoveu na garotada a consciência socioambiental, discutindo atitudes sustentáveis que colaboram para a preservação da Natureza. A primeira parte da iniciativa mobilizou crianças e seus familiares para a recolha de materiais recicláveis como papéis, garrafas plásticos, entre outros itens. Sem materiais não há objetos a serem confeccionados, certo? 😉
Quero colaborar também!
Os pequenos abraçaram a causa e convidaram familiares e amigos para a coleta dos itens. A atendida Maria Luiza, de 6 anos, foi a vencedora da gincana. Com a ajuda dos pais e de vizinhos, ela recolheu 200 garrafas plásticas! “Meus pais, amigos e vizinhos me ajudaram a recolher as garrafas e eu ganhei a gincana. Eu gostei de participar e de aprender que não pode jogar lixo na rua”, disse.
Após a recolha dos materiais, mãos à obra! As crianças não economizaram na criatividade e confeccionaram os mais diversos objetos com os itens recicláveis. Uma aula prática dos três “erres” da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Com o material arrecadado fizemos vários trabalhos manuais, miçangas de folha de revista, brinquedos e estojos. Esse trabalho despertou nas crianças a consciência ecológica. Elas mesmas falam com as pessoas que não se deve jogar lixo nas ruas, porque polui o Meio Ambiente”, ressaltou a educadora social Ana Carla Figueiredo.
“Adorei essa oficina porque nos ajudou a entender que não podemos jogar lixo nas ruas e que esses materiais que descartamos podem ser reaproveitados”, disse Victor Hugo, de 11 anos.
Em Petrópolis, RJ, o Centro comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Luiz Pellegrini, 128 – bairro Cascatinha. Informações pelo telefone: (24) 2233-1400.
LEIA TAMBÉM:
+ Como você cuida do Planeta Terra?
+ Em Inhumas, crianças da LBV visitam o Viveiro Municipal e aprendem sobre reflorestamento