Sejam bem-vindos educadores, psicólogos, assistentes sociais, gestores escolares, pesquisadores e todos que prestigiam a abertura do 17º Congresso Internacional de Educação da LBV! Temos imensa alegria em receber congressistas que vieram de muitas cidades do nosso Brasil e também do exterior (Argentina, Bolívia, Estados Unidos da América do Norte, Paraguai, Portugal e Uruguai).
O Congresso de Educação da LBV é sempre uma data festiva porque nós sempre estamos próximos da data de aniversário de trabalho na LBV do nosso Presidente Paiva Netto. Ele completou no dia 29 de junho 61 anos de LBV. É sempre emocionante esta data para os nossos corações, pelas inúmeras realizações nestes anos de dedicação total à LBV. Destacamos, entre tantas realizações, a linha educacional que ele elaborou para as escolas, Centros Comunitários de Assistência Social e lares de idosos da Legião da Boa Vontade, formada pela Pedagogia do Afeto (direcionada às crianças de até 10 anos de idade) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos de idade). Trata-se de uma proposta de Educação com Espiritualidade Ecumênica, que sugere aliarmos aos saberes intelectuais os valores éticos, ecumênicos e espirituais, numa visão além do intelecto, como ele propõe: que raciocínio e sentimento caminhem juntos.
Abordaremos nestes três dias o tema Produção do Conhecimento e o Saber Solidário: uma Visão Além do intelecto, a fim de reforçar a importância do estudante ser estimulado a trabalhar em grupo e a compartilhar sua experiência, na perspectiva de uma educação firmada no saber solidário e não solitário, mediada pelo educador, envolvendo o aluno em ações conjuntas, em contrapartida ao momento atual midiático – de consumismo e individualidade – que motiva crianças e jovens a pensarem mais em si mesmos.
Encerrando este primeiro momento de boas vindas, gostaríamos de compartilhar com todos vocês que a Legião da Boa Vontade realizou, na última quinta-feira, dia 20 de julho, um discurso no Plenário da Organização das Nações Unidas, em Nova York, destacando aos líderes mundiais, chefes de Estado e representantes de organizações da sociedade civil, o seu trabalho de promover uma educação com base na formação integral do Ser Humano. O pronunciamento foi feito por Danilo Parmegiani, representante da LBV, que se encontra presente nesta solenidade, e foi transmitido, ao vivo, pela ONU TV.
Reitero os nossos agradecimentos pela ilustre presença de cada um de vocês. Um excelente Congresso!