ONU e Defesa Civil do RJ se reúnem com líderes comunitários e reforçam redução de riscos e desastres

A proposta é aumentar o grau de consciência e compromisso da sociedade em torno das práticas de desenvolvimento sustentável

Rio de Janeiro, RJ — A campanha Construindo Cidades Resilientes: Minha Cidade está se Preparando!, lançada em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), quer aumentar o grau de consciência e compromisso da sociedade em torno das práticas de desenvolvimento sustentável, como forma de diminuir os riscos e propiciar o bem-estar e a segurança dos cidadãos.

Para discutir esse assunto, o subsecretário da Defesa Civil do Rio de Janeiro, coronel Marcio Motta, reuniu-se no domingo, 23, com lideranças comunitárias e profissionais da Defesa Civil, no Centro de Operações da Prefeitura Municipal da Cidade Maravilhosa. Por videoconferência, o assessor de Programas Sênior da ONU no Brasil, David Stevens, que comanda o escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos e Desastres, participou da reunião e analisou a parceria com a Defesa Civil do Estado.

Nelson DuartePor videoconferência, o assessor de Programas Sênior da ONU no Brasil, David Stevens, que comanda o escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos e Desastres, participou da reunião e analisou a parceria com a Defesa Civil do Estado.
Na ocasião, 22 associações de 13 comunidades assinaram um compromisso de adesão à Campanha Municipal de Redução de Riscos de Desastres, promovida em parceria com a ONU. “A gente identificou uma estratégia interessante também de prosseguir, de fazer a adesão diretamente com os líderes comunitários, com as associações de moradores, que são pessoas legalmente eleitas pelos moradores, para eles se comprometerem a aderir a essa estratégia de construir comunidades resilientes. É um ramo da estratégia que estamos iniciando aqui”, disse o subsecretário de Defesa Civil do Rio, em entrevista à Super Rádio Brasil (AM 940), emissora da Super Rede Boa Vontade de Rádio, no Rio de Janeiro.

Construindo Cidades Resilientes

Mais de 2 mil cidades em todo o mundo fazem parte dessa campanha global da ONU. Desse número, cerca de 25% estão localizadas na América Latina, das quais 11% são cidades brasileiras, somando mais de 400 municípios.

Vale ressaltar que a Legião da Boa Vontade (LBV) é parceira da Defesa Civil em ações que visam socorrer a população que sofre em decorrência das chuvas fortes que atingem diversas cidades brasileiras.

Na oportunidade da reunião, o subsecretário de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, coronel Marcio Motta, enalteceu o apoio da Instituição nessa parceria: “Agradeço sempre a participação de vocês, da Legião da Boa Vontade, não somente nos momentos mais aflitos de crises e desastres, mas em vários momentos! A gente está junto para sempre ajudar o próximo: esse é o objetivo, essa é a finalidade da estratégia“.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas