O que faz um psicólogo

Crianças e adolescentes atendidos pela LBV conversam com profissional da área e descobrem como o ofício pode auxiliar as pessoas.

Poços de Caldas, MG — Toda profissão oferece um relevante aporte para a sociedade. E isso não é exagero! Procure imaginar o que seria de seu dia se, por exemplo, não houvesse ninguém para guiar o ônibus que te leva ao trabalho, limpar as ruas que percorre ou gerir a empresa em que trabalha. Seria uma confusão, né?

Invista numa infância segura; AJUDE A LBV!

Se algumas profissões — como as citadas acima — estão ligadas ao nosso dia a dia, outras são tão distantes que compreender a sua importância para as outras pessoas é uma tarefa bastante complicada. Por isso, o psicólogo Renato Fonseca visitou, na última semana, a Legião da Boa Vontade (LBV) para conversar com a garotada do programa Criança: Futuro no Presente! sobre seu ofício. Na oportunidade, ele explicou como desempenha suas funções e relatou que é preciso manter o sigilo das sessões, já que precisa lidar com emoções e comportamentos de seus pacientes.

Priscila PetrecaAs crianças e os adolescentes participaram de uma produtiva roda de conversas com o psicólogo Renato Fonseca. Na ocasião, ele falou de sua rotina de trabalho e dos projetos sociais que auxilia.
Além do atendimento no consultório, o psicólogo contou que desenvolve projetos que auxiliam crianças e adolescentes com câncer, mostrando como o acompanhamento psicológico pode auxliar no tratamento da doença. A conversa trouxe muito conhecimento e ampliou o horizonte informacional das crianças. “Esta orientação é importante na medida que se reduz os estigmas, os preconceitos sobre o atendimento, além de diferenciar psicologia e psiquiatria”, explicou Fonseca.

Essa atividade, contudo, não foi uma ação pontual. Os participantes do programa socioassistencial da LBV participam frequentemente de encontros com profissionais de diversas áreas para que possam conhecer suas rotinas de trabalho e ter o embasamento necessário para decidirem qual rumo profissional trilhar. Não há nada mais incômodo do que ouvir a clássica pergunta “o que quer ser quando crescer” e não ter a resposta na ponta língua, não é mesmo?

Visite a Página da LBV no Facebook; curta essa ideia! 🙂

A dúvida ainda pode pairar sobre a cabeça de algumas crianças, mas a conversa com o psicólogo serviu, ao menos, para apresentar mais um trabalho que possam desempenhar no futuro. “Aprendi que eles conversam, fazem perguntas, escutam até ajudar a pessoa a encontrar uma resposta para os problemas. É uma profissão muito importante, que pode trabalhar em muitos lugares, ajudar a fazer as pessoas felizes”, disse a atendida Ana Laura, de 10 anos.

Priscila PetrecaApós a conversa, o amigo de Boa Vontade recebeu o carinho dos atendidos e foi homenageado pela passagem do Dia do Psicólogo.
Ao final do bate-papo, as crianças homenagearam Renato Fonseca pela passagem do Dia do Psicólogo, comemorado em 27 de agosto. “Conhecer as crianças e a Instituição traz o sentimento de trabalho sério, transparente e de consideração dos sujeitos”, afirmou.

Em Poços de Caldas, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Oliveira, 174 – Jardim dos Estados. Para outras informações, ligue: (35) 3722-2831.

LEIA TAMBÉM:
Você sabe o que faz um advogado?
Como é o trabalho de um jornalista? As crianças da LBV aprenderam!
+ Conhecendo a rotina de um bombeiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas