Já ouviu o termo “artista-docente”? Esta é uma expressão cada vez mais utilizada para caracterizar educadores que inserem a linguagem artística em seu cronograma pedagógico. Com isso, buscam, por meio da arte, facilitar a aprendizagem de seus alunos e tornar a jornada escolar mais atrativa.
+ Acesso à cultura: peça teatral promove bons valores e anima atendidos
Segundo a professora Franciane do Vale, ao ser trabalhado em sala de aula, a prática teatral proporciona inúmeros benefícios aos estudantes. “A criança aprende a improvisar, desenvolve a oralidade, a impostação de voz e a expressão corporal, enriquece o vocabulário, aprimora as habilidades motoras, além de despertar o gosto pela leitura e pela escrita, ao passo que trabalha também a cidadania, a ética e a interdisciplinaridade”, explica.
+ Como fazer com que as crianças se interessem pelos livros
Graças às atividades artísticas, muitas crianças e adolescentes deixam a vergonha de lado e passam a ser mais comunicativos, o que alavanca o desempenho escolar e traz benefícios no âmbito familiar e social. A pedagoga Raquel Affonso reforça essa reflexão. “A ação faz com que os alunos se desinibam e adquiram autoconfiança, socializem seus pensamentos e saibam expressar, com responsabilidade, aquilo que conhecem”, ressaltou.
Oficina de Arte e Cultura
Nesse sentido, a Legião da Boa Vontade (LBV) realiza, por meio do programa Criança: Futuro no Presente!, a Oficina de Arte e Cultura. Além de desenvolver a musicalidade e a expressão corporal, trabalha as diversas linguagens artísticas. Contemplam-se aqui as artes plásticas, dança e, obviamente, o teatro. O espaço lúdico ainda inicia as crianças e os adolescentes nos conhecimentos teóricos sobre a música e de instrumentos musicais. Eles participam de aulas de canto, trabalhando repertórios que enaltecem as boas atitudes, como o respeito à natureza e a prática da solidariedade, em diversos ritmos brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
+ Espetáculo artístico da LBV encanta alunos da Escola Municipal Evaldo Fontes