No RJ, LBV promove mostra cultural em comemoração ao Dia do Folclore

A atividade resgata e valoriza a cultura popular brasileira

Rio de Janeiro, RJ — Nas unidades de atendimento da Legião da Boa Vontade ocorrem constantemente atividades que desenvolvem a criatividade e o protagonismo infantojuvenil. Para comemorar o Dia do Folclore (22 de agosto), o Centro Educacional José de Paiva Netto promoveu entre os dias 23 e 31, uma Mostra Cultural valorizando e resgatando a cultura brasileira.

Gisele NoronhaExposição de desenhos artísticos, danças regionais, cantigas de roda e uma saborosa degustação de comidas típicas fizeram parte desta semana festiva. 

Os alunos participam de várias atividades artísticas, entre elas uma exposição de desenhos, danças regionais, cantigas de roda e uma saborosa degustação de comidas típicas. Ao conhecerem as principais lendas e personagens do folclore nacional, os alunos exploraram suas criatividades e por meio de pinturas, desenhos, máscaras, entre outras manifestações artísticas, aprimoraram suas habilidades e apresentaram seus trabalhos numa exposição aberta ao público.

A exposição fez parte do projeto “Folclore – encanto, liberdade, cultura e lazer do povo”, e foi realizada nas dependências da unidade escolar da LBV. O projeto, além da contribuição pedagógica da arte, despertou o interesse e o respeito dos alunos pela diversidade cultural do nosso país e da grande contribuição que o folclore traz para a riqueza da identidade do nosso povo.

Gisele NoronhaA exposição ocorreu no pátio da escola e a feira de degustação com comidas típicas de cada região.

Uma das etapas incluiu pesquisa sobre o estilo e a história de vida de cada região brasileira, como explica a coordenadora pedagógica e responsável pela mostra, Patrícia Ventura: “Envolvemos nesse projeto todas as turmas da educação infantil até o fundamental I, pensando em valorizar nossa cultura brasileira, porque cada região do nosso País tem as suas histórias, brincadeiras que são transmitidas de geração em geração e a gente precisa acompanhar, compartilhar com nossos alunos. Cada turma com seu educador realizou as atividades, preparou em sala de aula os seus trabalhos e nós, hoje, estamos fazendo a exposição no pátio da escola e a feira de degustação com comidas típicas de cada região. Tudo foi abordado: o tipo de comida, vestimentas, lendas, parlendas, ditos populares referente a cada região e também a influência de outros povos na nossa formação, incluindo negros, índios e imigrantes. As crianças ficaram muito empolgadas com essas atividades que fizeram com seus professores. Os alunos participam da construção de cada atividade proposta pelos educadores”.

Gisele NoronhaCada região do nosso País tem as suas histórias, brincadeiras que são transmitidas de geração em geração. Por isso, é importante compartilhar essa cultura brasileira com os alunos.

Jéssica de Oliveira França (12), do 7º ano do Ensino Fundamental, destaca a importância de se resgatar a cultura popular do País: “ eu achei muito interessante essa valorização da cultura. Com essa atividade, brincamos como nossos pais faziam antigamente: pular corda, cantigas de roda, desenhamos os personagens das lendas do folclore brasileiro como o saci-pererê, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, mãe d’água e as comidas foram a melhor parte. Tudo muito gostoso”, disse a aluna super empolgada. 

O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone (21) 3297-7100.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas