Rio de Janeiro, RJ — A água tem um papel fundamental para a nossa existência, para a vida dos animais, das plantas … de TUDO! Mas, isso nos alerta para o cuidado, para a preservação desse bem tão precioso. O uso consciente e o reuso que devemos fazer para que esse recurso hídrico não se torne escasso, ainda mais em tempos de crise.
Em suas atividades educativas, a Legião da Boa Vontade sempre chama a atenção para a necessidade de preservar os recursos naturais, promovendo a consciência socioambiental. Pensando nisso, no dia 31 de agosto, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, em Del Castilho, realizou a Feira Cultural com o tema “Água”, com a participação dos educadores e alunos do Ensino Fundamental II.
Inicialmente, em sala de aula, houve exposição de vários assuntos referentes à falta de água no planeta, além da abordagem de questões que desenvolvam a consciência para a preservação, o reuso e a economia da água e construir ações que beneficiem o ser humano e a natureza.
O professor de Geografia, Bruno Torres, explicou como foi realizada a atividade: “Nós trabalhamos com o tema água o tempo todo na geografia, os recursos hídricos e todas as ações relacionadas à água. Desenvolvemos o conteúdo, primeiramente, com vídeos sobre o rio Amazonas, mostrando a imensidão e a importância dele, considerado o maior rio do mundo. Após a explanação oral, os alunos foram pesquisar, confeccionaram maquetes, fizeram cartazes com as gravuras, foi sensacional”, pontuou.
A professora Glória Arruda trabalhou o tema água, na filosofia: “No 6º ano estudamos os filósofos da natureza, como Tales de Mileto, que dizia que o mundo, princípio de tudo, era água. Para os alunos do 7º ano, focamos no consumo e na economia da água, pois o ser humano não vive sem ela. No 8º ano, trabalhamos a água virtual, utilizada no consumo de fabricação dos alimentos e roupas, eletrodomésticos. Já no 9º ano, estudamos a lei das águas. Os alunos participaram bastante nas pesquisas, montagem do material, foram bem participativos”, concluiu.
Os alunos destacaram que muitos problemas ocorrem por conta de ações humanas, reiterando que é preciso uma mudança de atitude para superar tais adversidades. Bruna Rocha, 14 anos, do 8º ano, destaca: “Precisamos economizar água para tudo que necessitamos, para nos hidratar e outras tarefas do dia a dia como lavar louça, limpar o chão, temos que valorizar mais. Agora começo a valorizar muito mais o uso da água”. Cauê Ribeiro, 12 anos, do 7º ano, também falou o que aprendeu: “Aprendi que a água no mundo está acabando, por isso temos que valorizar mais, reaproveitar e não gastar muito. Economizar água no banho, na louça. Mas precisamos beber água para não nos desidratarmos”.
É isso mesmo, turminha!
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, no RJ, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 – Del Castilho. Telefone: (21) 3297-7100.
__________________________________________
Colaboração: Gislaine Aparecida da Silva.