No Dia Mundial da Água, crianças da LBV aprendem sobre o Rio Cubatão
A data ainda foi celebrada com a exibição de um filme educativo e uma roda de conversa que discutiu a importância de um consumo consciente deste recurso.
Juliana Moura
Santos, SP — A Legião da Boa Vontade (LBV) sempre realiza ações ambientais com o intuito de desenvolver em seus atendidos a consciência de que a preservação da Natureza é dever de todos os cidadãos. E nesse terça-feira, 22, Dia Mundial da Água, a Entidade intensificou esse trabalho ao promover uma oficina lúdica para as meninas e os meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!.
Juliana MouraPara celebrar o Dia Mundial da Água, a LBV promoveu, na Baixada Santista, uma série de atividades lúdicas e recreativas.
Na oportunidade, os pequenos conheceram, por intermédio de pesquisas e atividades em sala, um pouco da história do Rio Cubatão, importante para o abastecimento de mais de 900 mil pessoas na Baixada Santista. De acordo com a educadora social Lucimara Xavier, a iniciativa teve por objetivo mostrar à garotada a importância desse afluente para a manutenção da vida na região. “Essa reserva hídrica é a maior do litoral paulista. É responsável pela captação das águas que vêm de outros lugares, e é importante que a criançada saiba disso”, disse.
“Precisamos ter a consciência de não jogar lixo na rua, porque pode acumular e causar enchentes. Sem contar que esse lixo também pode ir para o Rio Cubatão e acabar poluindo ele. Para que a água nunca se acabe, temos que captar a chuva para limpar a calçada e o quintal, não podemos deixar a torneira aberta enquanto escovamos os dentes, nem quando nos ensaboamos no banho”, considerou a atendida Monique, de 7 anos.
Juliana MouraAs meninas e os meninos atendidos pela LBV compartilharam, numa roda de conversa, suas atitudes em favor do uso consciente da água.
Após a apresentação dos resultados das pesquisas, os participantes do programa socioassistencial da LBV assistiram ao filme Um plano para salvar o planeta, que chama a atenção para o consumo consciente da água. Após a exibição do longa-metragem, realizaram uma roda de conversa, pontuando os principais ensinamentos do filme. “Precisamos cuidar muito bem. Quando for lavar o carro, reutilizar a água da máquina de lavar roupa. Não poluir as ruas, para que o lixo não vá para o rio, também é uma boa”, comentou Luan, de 8 anos.
O dia de atividades especiais foi finalizado com a leitura compartilhada de gibis e livros que discutiam o assunto. “Depois da leitura, pedi que as crianças escrevessem o que já fazem para economizar o recurso hídrico. Iniciativas como essa reforçam a consciência por um mundo melhor, porque os atendidos repassam o que aprendem aos pais, amigos e vizinhos”, completou a educadora social da LBV.
Juliana MouraNum dos momentos do projeto, as crianças realizaram leituras compartilhadas de obras que discutem o consumo consciente dos recursos naturais.
Os participantes deram uma aula de educação ambiental e destacaram que muitos problemas ocorrem por conta de ações humanas, inclusive a escassez da água, reiterando que é preciso uma mudança de atitude para superar tais adversidades. #AmigosdoPlanetaTerra
Em Santos, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Conselheiro Nébias, 398 – Encruzilhada. Informações pelo telefone: (13) 3202-0080.