No DF, LBV entrega cobertores para famílias da Cidade Estrutural

O objetivo da campanha emergencial da LBV é amenizar este frio rigoroso que também têm afetado o cerrado brasileiro

{glf nid:46340}

Brasília, DF — A Legião da Boa Vontade (LBV) entregou na manhã desta quinta-feira, 2, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, centenas de cobertores para famílias em situação de vulnerabilidade da Cidade Estrutural. O objetivo da campanha emergencial da LBV é amenizar este frio rigoroso que também têm afetado o cerrado brasileiro.

Apesar do clima seco — característica do centro-oeste —, o período da noite registra temperaturas muito baixas no Distrito Federal. “A gente precisa muito, principalmente agora nesta época desse frio tão intenso que está. Eu vivo doente e eu recebo auxílio somente para os remédios, então, este cobertor está vindo numa boa hora, porque eu estou precisando muito. Eu fico muito feliz mesmo, parabéns por esse trabalho”, ressaltou Maria Vaz da Silva, beneficiada pela Instituição.

A campanha tem recebido o apoio do povo brasileiro, de voluntários, parceiros e da mídia, a exemplo do jornal Correio Braziliense que divulgou nota sobre a iniciativa.

— Comunidades indígenas de Dourados, MS, recebem cobertores da LBV

— LBV dá início a entrega de cobertores no Sul do País

Para Maria de Jesus Alves, atendida pela LBV, a situação é precária: “Onde a gente mora é baixo e muito frio. Tem muita gente que trabalha no lixo, que não tem de onde tirar dinheiro e aí chega em boa hora um cobertor, uma cesta, um casaco. É muito bom saber que tem alguém que ama a gente”, expressou.

Além do Distrito Federal, receberão as doações famílias dos Estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, por meio da Campanha de Inverno da Instituição. Unindo esforços, a meta é atender 6.500 famílias neste inverno.

*Cidade Estrutural

A formação da Estrutural tem sua origem em uma invasão de catadores de lixo próximo ao aterro sanitário do Distrito Federal existente há décadas naquela localidade. Pessoas buscavam no lixão uma fonte de renda para sobreviver e, nessa busca, foram ali alinhando seus barracos para moradia.

No início dos anos 1990, aquele conjunto de barracos adjacentes ao lixão foi-se ampliando e transformando na “Invasão da Estrutural” com pouco menos de 100 domicílios fincados no local. A conhecida invasão ampliou-se e mais tarde foi transformada em Vila Estrutural onde, atualmente, é considerada a segunda maior favela do DF.

José GonçaloOficina de arte e cultura com as crianças e jovens atendidos pela LBV

LBV é AÇÃO!

A Legião da Boa Vontade atua diariamente na Cidade Estrutural há mais de 10 anos, oferecendo vagas para que centenas de famílias, com filhos com idade entre 2 e 15 anos que trabalhavam no lixão, sejam atendidas dentro do programa Criança: Futuro no Presente!.

Desta forma, os jovens poderão, ao invés de trabalhar no lixão, receber todo o atendimento, alimentação, oficinas lúdicas e pedagógicas, esporte, música, artes. Com a ação, as crianças e adolescentes atendidos terão outras oportunidades de vida e de resgate da infância e da adolescência para construir um futuro melhor.

_____________________________________

*Com informações da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas