Na LBV, o judô é ferramenta de transformação social e educacional

Escola da LBV no RJ forma alunos vencedores na vida e no esporte

Rio de Janeiro, RJ — O esporte como ferramenta de transformação social traz muitos benefícios a quem o pratica. Isso é incontestável. E na Legião da Boa Vontade temos muitos exemplos e histórias de vida inspiradoras.

Quem pratica alguma modalidade esportiva sabe que a disciplina e o comprometimento são essenciais para ter bons resultados. E por falar em bons resultados (que nem sempre é estar no primeiro lugar do pódio), nos dias 14 e 15 de outubro, os jovens atletas do Centro Educacional José de Paiva Netto, escola da LBV no RJ, participaram do Torneio Intercolegial, no Clube Jequiá, na Ilha do Governador, RJ, considerado o maior evento estudantil dos esportes, com competições de judô, xadrez, vôlei, basquete, handebol, atletismo e natação.

Os estudantes Pedro Vitor Oliveira de Alcântara (15 anos) e Juan Israel Cordeiro Alexandre (14 anos) conquistaram Medalha de Ouro no Judô. Ambos estudam no 9º ano do ensino fundamental e revelam como a Escola da LBV e o judô transformaram para melhor suas vidas.

Gislaine AparecidaRio de Janeiro, RJ — A alegria dos professores da LBV com o campeão Pedro Alcântara, durante o campeonato. 

Estudando há 13 anos na Instituição, Pedro Alcântara afirma: “A escola representa minha vida toda, me ajudou muito e ajuda minha família também”. Ele destacou o interesse pelo judô e a mudança em seu comportamento: “Quando eu era pequeno, fazia muita bagunça e quando surgiu o judô aqui na escola, eu quis fazer um esporte. Só que eu saía e voltava do judô, mas quando fui crescendo, fiquei um pouco melhor. Eu aprendi que tinha que me comportar e respeitar as regras, e melhorei muito com meus amigos, conversei mais com eles, me diverti e aprendi a respeitá-los também”.

Indagado sobre suas expectativas para o futuro profissional, o jovem atleta não teve dúvidas: “Eu pretendo chegar numa seleção, ganhar dinheiro e ajudar minha mãe, comprar uma casa para ela. Pretendo fazer Educação Física, virar um empresário e continuar no judô, porque se não fosse ele, eu não estaria aqui, é a única coisa que sei fazer”, concluiu o judoca.

E o jovem Juan Israel, que estuda há três anos na escola da LBV, também compartilhou como entrou para o judô e falou da importância de estudar: “Os estudos me ajudaram a ter mais maturidade e aprender mais sobre a vida. Meu interesse surgiu quando comecei a ver pela televisão o esporte, as lutas de judô e procurei um lugar que me ensinasse. Não comecei na LBV, mas quando soube que tinha aqui comecei a fazer”.  Mesmo tendo bom comportamento, Juan explica que foi mais um ganho na vida acadêmica e social: “Foi melhor para minha vida porque agora tenho que manter uma disciplina, ter uma boa aparência, ter o judô como exemplo. Quando as pessoas olharem e perceberem que sou um atleta tenho que me comportar como um. Comecei a me envolver com mais pessoas, com o próprio pessoal do treino, consegui mais amigos”.

Gislaine AparecidaRio de Janeiro, RJ — Da esquerda para direita: Sérgio Felipe Euzébio, coordenador de esportes da escola, os campeões do Intercolegial de Esportes Juan Israel e Pedro Alcântara, a diretora Márcia Quezada e o treinador sensei Vinícius Azevedo, na sala de judô da Escola da LBV. 

Oportunidades para todos

O professor Sérgio Felipe Euzébio, coordenador de esportes da escola, fala da importância do Judô na vida dos jovens e o que ele transmite: “O judô é uma prática que nem todas as crianças têm oportunidades, porque é uma modalidade muito elitizada devido ao alto custo. A nossa ideia de quando iniciou o judô no Centro Educacional José de Paiva Netto, era dar a oportunidade dessas crianças praticarem o esporte tão fácil e tão disciplinador. É um esporte que vai além dos tatames. Ele requer um alto custo de quimonos, de tatames, de competições. Mas vai além desses custos, pois trabalhamos valores fundamentais para a formação de um cidadão. A gente passa valores, alia à filosofia da nossa escola à filosofia do judô, onde a disciplina vai muito além do tatame”.

Potencializando talentos

O aluno Pedro era bem agitado antes do judô, difícil de compreender regras, como é normal nessa faixa etária. Iniciamos um trabalho com o Pedro, eu e o professor Vinícius Azevedo, sensei que atua no dojô, e víamos que o Pedro tinha um futuro brilhante devido a sua agitação e hiperatividade. Hoje, ele já sabe o que são regras, consegue conduzir um alongamento, um aquecimento e creio que até um treino normal ele consiga aplicar. Enquanto professor, nós estamos passando tudo pra ele, tem tudo pra ser um atleta de ponta, basta querer”, destacou o professor Euzébio.

E sobre o jovem Juan, o coordenador de esportes da LBV afirmou: “Juan é um aluno brilhante. Disciplinarmente não temos nada o que reclamar dele, ele continua a mesma criança disciplinada, que segue regras desde quando ele começou no judô. Eu digo que dos resultados obtidos pelo Intercolegial, ele foi o que mais me emocionou porque é um garoto que se esforça muito. Teoricamente é o que mais entende de judô. Ele sabe que o judô não se resume a atleta, o objetivo dele é aprender ao máximo para passar adiante, e isso é muito importante na vida de um judoca. Foi o que eu e o professor Vinícius fizemos da nossa vida e a gente tem que compreender isso. Não somos mais atletas, agora somos professores. E ele já tem isso formado na cabeça, com apenas 14 anos. Isso é muito difícil e admirável”.

Sérgio Felipe EuzébioRio de Janeiro, RJ — Atletas da LBV conquistam também o Troféu Rio de Janeiro de Judô. 

Abrindo portas

O intercolegial é uma das competições mais importantes do âmbito escolar do nosso estado, pois reúne todas as escolas que contratam atletas das agremiações para representar essas escolas. A LBV faz um trabalho diferenciado, ela forma esses atletas, a gente não contrata ninguém. Então, os alunos que representam a LBV são alunos criados nela. É um trabalho feito desde pequeninos na LBV”, relata.

E os planos para o próximo ano já estão a todo o vapor: “A gente está nesse caminho para que 2018 seja melhor que 2017. Para esse ano, temos o Torneio de Encerramento. A nossa ideia é levar 30 alunos para que consigamos um resultado melhor do que da última competição, que já foi extraordinário. A gente sempre trabalha querendo honrar a nossa Instituição. A LBV merece o melhor, sempre”, pontuou o professor Sérgio Felipe Euzébio.

Esporte é Vida!

Márcia Quezada, diretora educacional da Unidade escolar da LBV, fala da importância da campanha Esporte é Vida, não violência! para o desenvolvimento integral dos alunos: “Além da questão do lazer e da diversão, acoplados a isso a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a Escola trabalha com o diferencial que é a Espiritualidade Ecumênica. O lema bradado pela LBV, no esporte, traz nesses momentos de treino, de lutas, de competição, o que nós queremos ganhar desse aluno. O resgate desse aluno quanto à parte social, à parte da própria diversão em si. Preparar os mesmos para esse futuro que vem adiante. Na escola temos o judô, a capoeira, o futsal e a monitoria de dança. Para 2018, temos a expectativa de inserir outras modalidades nessas monitorias para desenvolvermos mais essa parte esportiva”.

Vale destacar ainda, um outro campeonato de sucesso, na Arena da Juventude, na Vila Militar do RJ, onde 11 alunos da LBV conquistaram o Troféu Rio de Janeiro de Judô, organizado pela Federação de Judô do estado do RJ, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro. Foram eles: Pedro Alcântara, medalha de Bronze, pelo Alto Rendimento e pelo Nova Geração: Cristina Santos (ouro), Wanderlei Santos (ouro), Yuri Louback (ouro), João Pacheco (prata), Érica Oliveira (bronze), Márcio André (bronze) e Juan Lucas, em 5º lugar.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, do RJ, em Del Castilho, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.

______________________________

Colaboração: Gislaine Aparecida. 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas