Metodologia de ensino da LBV é destaque em livro sobre Educação

Essa forma mais humanizada de educar é o diferencial oferecido em nossas escolas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Belém.

Vivian R. Ferreira

A pandemia trouxe diversos desafios para a área da educação, dentre os quais o ensino à distância, com maior ou menor sucesso. E a obra Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas: como fazer?, da Cortez Editora, organizada pelas doutoras em Educação Telma Teixeira de Oliveira Almeida e Ana Lúcia Gomes da Silva, traz um olhar reflexivo, crítico e criativo para essas práticas.

Vivian R. FerreiraProfessora Suelí Periotto.

Muitos profissionais de ensino colaboraram para as seções do livro, entre eles a professora Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha educacional da Legião da Boa Vontade, criada pelo educador Paiva Netto.

Sob o lema “Aqui se estuda. Formam-se cérebro e coração”, a LBV desenvolve uma formação integral, na qual seu autor propõe uma “visão além do intelecto” pela prática da Educação com Espiritualidade Ecumênica.

Neste livro em especial, a professora Suelí foi convidada a apresentar o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (Maprei), metodologia desenvolvida por professores da LBV e utilizada no planejamento de atividades em seus estabelecimentos de ensino, bem como nas ações realizadas na unidades socioassistenciais da Entidade, para as diferentes faixas etárias atendidas nos programas e serviços prestados nesses locais.

No capítulo 5, da página 73 à 90, ela apresenta o objetivo do Maprei de desenvolver no indivíduo suas habilidades investigativas, racionais e intuitivas pelo incentivo à pesquisa e ao aprofundamento e estudo dos temas diversificados de cada disciplina, com práticas que unem raciocínio e sentimento, primordiais à construção do conhecimento.

O aluno é visto como protagonista do processo de aprendizagem, com a indispensável mediação do professor, que direciona as atividades da respectiva disciplina, utilizando as seis etapas do método.

Esse destaque realizado para a metodologia de ensino que utilizamos, só reforça o quanto ela é relevante, humanizada e eficaz na formação, e transformação, do futuro de todos os educandos que frequentam as nossas escolas.

Vivian R. Ferreira

Esse é o trabalho educacional que você ajuda. Por isso, gostaríamos de agradecer uma vez mais a sua doação. O seu gesto ajuda a transformar a realidade de milhares de pessoas em todo o Brasil!

E se ainda não apoia esse trabalho, convidamos você a fazer parte do nosso Time Solidário. Clique no botão abaixo e ajude a fazer a diferença! 

Esse é um trecho de uma reportagem publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 282, de abril de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição da revista, clique aqui.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas