
A pandemia trouxe diversos desafios para a área da educação, dentre os quais o ensino à distância, com maior ou menor sucesso. E a obra Interdisciplinaridade e Metodologias Ativas: como fazer?, da Cortez Editora, organizada pelas doutoras em Educação Telma Teixeira de Oliveira Almeida e Ana Lúcia Gomes da Silva, traz um olhar reflexivo, crítico e criativo para essas práticas.
Muitos profissionais de ensino colaboraram para as seções do livro, entre eles a professora Suelí Periotto, doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha educacional da Legião da Boa Vontade, criada pelo educador Paiva Netto.
Sob o lema “Aqui se estuda. Formam-se cérebro e coração”, a LBV desenvolve uma formação integral, na qual seu autor propõe uma “visão além do intelecto” pela prática da Educação com Espiritualidade Ecumênica.
Neste livro em especial, a professora Suelí foi convidada a apresentar o Método de Aprendizagem por Pesquisa Racional, Emocional e Intuitiva (Maprei), metodologia desenvolvida por professores da LBV e utilizada no planejamento de atividades em seus estabelecimentos de ensino, bem como nas ações realizadas na unidades socioassistenciais da Entidade, para as diferentes faixas etárias atendidas nos programas e serviços prestados nesses locais.
No capítulo 5, da página 73 à 90, ela apresenta o objetivo do Maprei de desenvolver no indivíduo suas habilidades investigativas, racionais e intuitivas pelo incentivo à pesquisa e ao aprofundamento e estudo dos temas diversificados de cada disciplina, com práticas que unem raciocínio e sentimento, primordiais à construção do conhecimento.
O aluno é visto como protagonista do processo de aprendizagem, com a indispensável mediação do professor, que direciona as atividades da respectiva disciplina, utilizando as seis etapas do método.
Esse destaque realizado para a metodologia de ensino que utilizamos, só reforça o quanto ela é relevante, humanizada e eficaz na formação, e transformação, do futuro de todos os educandos que frequentam as nossas escolas.
Esse é o trabalho educacional que você ajuda. Por isso, gostaríamos de agradecer uma vez mais a sua doação. O seu gesto ajuda a transformar a realidade de milhares de pessoas em todo o Brasil!
E se ainda não apoia esse trabalho, convidamos você a fazer parte do nosso Time Solidário. Clique no botão abaixo e ajude a fazer a diferença!
Esse é um trecho de uma reportagem publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 282, de abril de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição da revista, clique aqui.