Proposta pedagógica da LBV

Em 18 de outubro de 2013, o educador Paiva Netto em uma de suas visitas de supervisão na Supercreche Jesus, em São Paulo/SP, ladeado por crianças atendidas pela Legião da Boa Vontade.

A inovadora linha educacional da Legião da Boa Vontade é composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, as quais atendem de maneira específica a diferentes realidades das faixas etárias. A Pedagogia do Afeto contempla a infância, enquanto a Pedagogia do Cidadão Ecumênico estende-se ao cuidado da adolescência/juventude à idade adulta. Ambas carregam componentes responsáveis por promover Educação com Espiritualidade Ecumênica, ao aliar conhecimentos intelectuais e bons sentimentos, mediante necessidades básicas, anseios e possibilidades distintas das idades dos estudantes. Elas permeiam todas as atividades nas escolas de Educação Básica que a LBV mantém nas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil, bem como os serviços e programas socioeducacionais oferecidos pela Instituição, em seus Centros Comunitários de Assistência Social.

Na período que não estão na Escola, as crianças recebem da LBV uma série de cuidados, e participam de várias atividades que colaboram para o desenvolvimento de suas habilidades.

A Pedagogia da LBV fundamenta-se nos valores nascidos do Amor Fraterno, o qual enriquece a pessoa para a vivência da Cidadania Ecumênica, firmada esta no exercício pleno da Solidariedade Global, que se traduz no Novo Mandamento de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho, segundo João, 13:34 e 35). Bem a propósito, em um de seus improvisos, aos microfones da Super Rede Boa Vontade de Rádio, em 17 de junho de 1999, Paiva Netto evidenciou: “(…) Fazemos todo o esforço para socorrer as crianças, instruí-las, consequentemente livrá-las do perigo da ignorância, principalmente da ignorância espiritual, de maneira que possam tornar-se adultos equilibrados, e o mesmo fazemos com as moças e com os rapazes. Por isso, esses que são responsáveis por eles têm de estar sob acompanhamento e em capacitação continuada, mas sem esquecer o grande diferencial dos nossos empreendimentos de Boa Vontade, que é o Cristo de Deus, visto de maneira assectária, libertária, acima de grilhões, de patrulhamentos humanos de qualquer natureza. A Boa Nova Dele, Jesus — entendida em Espírito e Verdade, à luz do Seu Mandamento Novo —, não alimenta nem suporta intolerâncias. Suas lições são tão elevadas e a erudição que elas promovem tão extensa, que costumo afirmar que Jesus é uma conquista diária”.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas