LBV incentiva jovens e adultos a continuarem os estudos com kits escolares

Os materiais entregues aos alunos da EJA, modalidade oferecida pelo Conjunto Educacional Boa Vontade, fazem parte da campanha “Criança Nota 10!”.

Precisar trabalhar, cuidar da família, uma gravidez precoce… Os motivos que fazem os estudos serem interrompidos são diversos. Os resultados são tristes: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia a Estatística (IBGE), 8,3% dos brasileiros com 15 anos de idade ou mais não sabiam ler e escrever em 2014. Para ajudar a mudar essa realidade, o Conjunto Educacional Boa Vontade, localizado em São Paulo, SP, oferece uma modalidade de ensino especialmente dedicada a quem passou por situações como essa e precisou parar o processo de aprendizagem: a Educação de Jovens e Adultos, conhecida como EJA.

Na noite da última quarta-feira, 17, os estudantes deste modelo de ensino receberam seus kits escolares da campanha Criança Nota 10!, promovida pela Legião da Boa Vontade (LBV) para incentivar crianças, jovens e também adultos em todo o País a prosseguirem com os estudos. “O kit ajuda bastante, porque hoje não está fácil gastar dinheiro. E com certeza esse kit ajuda muito na parte financeira”, afirma o Asenhor Luciano de Paulo Ribeiro Santos, de 42 anos.

{glf nid:55238}

VEJA TAMBÉM:

— Fotos registram entrega de kits pedagógicos no Sudeste brasileiro
— GALERIA DE FOTOS: Campanha Criança Nota 10!, da LBV, está a pleno vapor!

“Eu parei de estudar por necessidade, tinha que trabalhar e retornei à escola porque agora que tive mais oportunidade. Sempre quis concluir meus estudos e me formar em direito”, conta o aluno. Com o apoio da LBV, o sonho de Luciano fica ainda mais próximo de ser realizado: “O fato de não ter que gastar já estimula você a fazer o seu trabalho escolar. A LBV incentiva com certeza, bastante [a estudar]. “Os professores incentivam bastante, porque o fato deles serem voluntários me incentiva mais ainda”.

O acolhimento da LBV a ele é ainda maior. Seus filhos também são atendidos pela Entidade. “Eles começaram a estudar e eu comecei a aprender também. A LBV não só ensina as crianças, mas ensina também os pais a também terem um compromisso com os filhos. Para mim, a LBV é fundamental para mim e para a vida dos meus filhos”, ressalta.

A coordenadora pedagógica da EJA e dos cursos preparatórios aos exames supletivos, Vera Lúcia Perugini, comenta o perfil dos estudantes desta modalidade: “São alunos que querem ingressar ou melhorar no mercado de trabalho, concluir uma faculdade, que querem mostrar para os filhos que estão dando continuidade aos estudos. Donas de casa que agora tem seus filhos criados e sentem a necessidade de procurar algo mais, se instruírem mais, para mostrar para a própria família o quanto elas podem”.

Para a senhora Maria da Silva, de 43 anos, a motivação para estudar veio de dentro de casa: “Minha filha me motivou a voltar a estudar. Às vezes ela me pergunta as coisas e eu não sei ajudar. Então voltei a estudar por causa dela”. Sobre o kit recebido, ela destaca: “Vai me ajudar bastante, eu não vou precisar comprar (…) Vendo assim o material vou ficar mais empolgada”, destacou.

Para incentivar esse público variado a continuar os estudos, algumas estratégias são traçadas. Afinal, depois de um dia cansativo de trabalho, é preciso disposição e força de vontade para estudar. “As aulas são bem dinâmicas, bem preparadas, são muitas aulas com projeções, materiais diversos, recursos variados, para estimular esse aluno a frequentar a escola”, explica Vera Perugini.

Ajude a LBV a continuar ajudando quem precisa. Acesse: www.lbv.org/doe.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas