LBV em Cabo Frio oferece curso gratuito na área da beleza

Atendidos encontram no Curso de Manicure uma oportunidade profissional neste crescente mercado da beleza

Cabo Frio, RJ — Um setor que está em constante crescimento no Brasil é o mercado de beleza, tanto para o público feminino quanto para o masculino. Pesquisas recentes revelaram um aumento de 7,5% no faturamento do setor. Para driblar a crise, profissionais de outras áreas estão migrando para o mercado de beleza, encontrando na profissão um novo meio de sobrevivência.

Com o objetivo de preparar adolescentes, jovens e adultos de baixa renda para a entrada ou recolocação no mercado de trabalho, além de estimular a convivência comunitária e a participação cidadã, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Cabo Frio oferece o programa Capacitação e Inclusão Produtiva, com vários cursos em andamento, incluindo o de Manicure.

Jaqueline AlmeidaConvivência comunitária e a participação cidadã. O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Cabo Frio também oferece o programa Capacitação e Inclusão Produtiva, com vários cursos em andamento, incluindo o de Manicure. 

Considerado referência no município, o Curso Básico de Manicure possui uma boa estrutura com os cuidados necessários quanto à higiene e segurança dos atendidos. Para se evitar a contaminação, a LBV dispõe de um autoclave que esteriliza os instrumentos de trabalho de uma manicure. Pela meta da Anvisa, a LBV está qualificada.

Além do conteúdo básico do curso, a Instituição promove também palestras sobre empreendedorismo, atendimento ao cliente, elaboração de currículo, como se portar numa entrevista, aulas práticas e, ao final do curso que dura cerca de três meses, acontece a entrega de certificados e a confraternização entre os alunos.

Patrícia Pereira Campos, instrutora do curso de manicure, fala como tornou-se uma voluntária e sua satisfação em colaborar com a LBV: “há uns doze anos passei em frente e soube que tinha cursos. Na oportunidade, mostrei o meu trabalho com unhas artísticas, fiz um curso e vi que era uma coisa rentável. Hoje, além do curso básico, também ensino a fazer unhas decoradas. Formamos todo ano de duas a três turmas. Faço parcerias com técnicos de enfermagem, profissionais do Sebrae para ampliarem o conhecimento. Fizemos até com a Universidade Veiga de Almeida. Trabalhamos fora da Instituição, atendemos nas comunidades também. Após o básico, dou também o avançado, unhas artísticas, unhas de silicone e de porcelana. As alunas da antiga turma, 70% já estão no mercado de trabalho, seja de maneira formal ou informal. ”

O curso em outros locais está custando em média um valor de R$ 1.000,00 a 1.200,00 reais e, na LBV, é totalmente gratuito. A vendedora Deusimar Vieira, atualmente desempregada, encontrou na Instituição o apoio necessário para reingressar no mercado de trabalho: “é um aprendizado que vou levar para o futuro, para a vida. Financeiramente falando vai me ajudar muito no momento em que estou desempregada. A área da beleza está crescendo, e todos os cursos que vejo, vou fazendo. Já estou fazendo o trabalho de manicure em casa, indo nas casas das pessoas, já estou me preparando para mostrar meu trabalho nos salões de beleza”.

Jaqueline AlmeidaA vendedora Deusimar Vieira atualmente está desempregada e encontrou na Instituição o apoio necessário para se profissionalizar

Kátia Cristina Batista dos Santos, professora, viu no exemplo da sogra Zenilda Pereira, de 66 anos, o incentivo para também fazer o curso. “É uma Instituição muito acolhedora. Eu estou adorando o curso. Já fiz unhas da minha mãe, da filha, coloco no grupo da internet para divulgação do meu trabalho. Sou professora, quase me aposentando e resolvi fazer o curso para ganhar uma renda extra. Já tinha visto em outros lugares o curso, mas era muito caro. Vejo que é uma Instituição que visa muito ajudar a comunidade. Observo as crianças vindo da escola para cá, e é tão difícil ter uma instituição que faça um trabalho dessa maneira, gratuito, de não cobrar a pessoa beneficiada”.

Em Cabo Frio, RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Joaquim Nogueira, 772 – São Cristóvão. Para outras informações, ligue: (22) 2648-9000.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas