Natal, RN – Toda mulher que vivencia a experiência da maternidade sabe que a chegada de um filho, além de ser uma ocasião especial para ela e para todos da família, muda completamente a rotina dos integrantes dela. Concebido para amparar gestantes e mães com crianças na faixa etária de até os 3 anos, o programa Cidadão-Bebê, da Legião da Boa Vontade, objetiva auxiliá-las para que tenham uma vida saudável, bem como contribuir para o desenvolvimento e o equilíbrio das relações familiares.

Maria da Conceição Silva, de 38 anos, é uma das atendidas por essa iniciativa da LBV em Natal/RN. Quem a vê feliz e sorridente durante os encontros, realizados todas as quartas-feiras no Centro Comunitário de Assistência Social da Entidade, não imagina os desafios que essa mulher já encarou. “Quando minha mãe biológica soube que estava grávida, fez de tudo para não me ter, tanto que nasci com problema na coluna, porque ela batia na barriga, e isso me prejudicou muito. (…)”, contou.
Foi graças à intervenção de vizinhos que Ceiça, como é mais conhecida, saiu viva do parto. “Minha madrinha arrombou a porta do banheiro, e minha mãe adotiva cortou o cordão umbilical e me pegou para criar (…)”, ainda relatou.
Infelizmente, ela recebeu maus-tratos também no novo lar. A trajetória dessa guerreira só começou a mudar na adolescência, a partir do instante em que passou a trabalhar no ofício de doméstica. “Nos piores momentos, eu me agarrava em Deus”, enfatizou.

Aos poucos, a vida foi ganhando melhores rumos. Ceiça casou-se e engravidou de Emanuel, hoje com 3 anos. Meses depois do nascimento do filho, encontrou a Legião da Boa Vontade, que provocou uma transformação na existência dela. “O programa Cidadão-Bebê me ajudou dando muito amor e carinho. Na LBV, a gente brinca, se abraça, conversa um pouco com Deus, tira as dúvidas com as psicólogas nas entrevistas, faz passeios… Então, eu só tenho o que falar de bom. É tudo perfeito”.
Acompanhe aqui a matéria com a história da Maria Conceição que foi veiculada no “Programa Boa Vontade, com Paiva Netto”
Na capital do Rio Grande do Norte, o programa atende mulheres dos bairros Dix-Sept Rosado, Nazaré, Bom Pastor e Planalto, com ações que visam à garantia dos direitos das gestantes, das mães e das crianças. Palestras educativas ministradas por especialistas, acompanhamento psicológico e, quando necessário, encaminhamento para tratamentos médicos na rede de saúde pública são outros benefícios oferecidos por essa iniciativa. Além disso, as futuras mamães são presenteadas com um enxoval para ela e um que contém itens indispensáveis para receber o novo membro da família.