Edvanio Fotografia
A
LBV percorreu 300km para chegar ao município de
Pão de Açúcar, no sertão alagoano, e amparar, com o apoio da empresa Nordil Distribuidora, 200 famílias que sofrem os efeitos sociais e econômicos gerados pela pandemia do novo coronavírus.
Mais de QUATRO TONELADAS de doações foram distribuídas, contemplando oito povoados: Impoeiras de Baixo, Pé da Serra, Alto de Brinquedo, Cohab, Pontal, Serrinha, Pontal da Serra, Umburana D’água.
Cada família assistida levou para casa os seguintes itens:
— uma cesta com arroz, feijão, óleo de soja, açúcar, macarrão, farinha de mandioca, fubá, sal, farinha de milho e farinha de trigo;
— um kit contendo água sanitária, sabão em pedra, sabonetes, álcool 70% em gel e máscaras de proteção.
— e quatro litros de leite.
Edvanio Fotografia
O sustento dessas famílias vem da agricultura, principalmente do plantio de cana-de-açúcar, além do auxílio econômico oferecido pelo Governo Federal. Dezenas delas vivem com uma renda mensal inferior a 200 reais.
Edvanio Fotografia
Para auxiliar a LBV nesta empreitada, a Nordil Distribuidora promoveu, em maio, uma live solidária que mobilizou clientes e fornecedores a doarem alimentos. Graças a estes donativos e à sua doação mensal, é claro, este amparo emergencial pôde ser oferecido a quem mais precisa no sertão alagoano.
Durante a entrega dos benefícíos, nos deparamos com dezenas de relatos que traduzem a dificuldade dessas pessoas em manter seus lares nesta pandemia.
Edvanio Fotografia
A família de Valéria Medeiros foi uma das contempladas pela iniciativa solidária da LBV. Valeria Medeiros, 31 anos, mora no povoado de Pontal da Serra. Desempregada, assim como o marido, com sete filhos e mais um a caminho, vive dias de incertezas. Sem a renda vinda da agricultura, a família enfrenta a fome de frente. Quando não há comida, depende da solidariedade das pessoas.
“Eu rezei a Deus para que conseguíssemos alimentos essa semana [chora nesse momento] e vocês chegam aqui na minha casa. Só tenho que agradecer a Deus. Peço sempre a Ele que conceda emprego ao meu esposo, para que possamos manter nossa família. Temos sobrevivido de doações, somos gratos a esses apoios. Para todos que ajudam: muito obrigada, estou muito feliz! Que vocês continuem ajudando as pessoas que tanto precisam, porque é importante para quem não tem”, afirma.
Quando a Equipe de Voluntários da LBV chegou em seu lar, encontrou no armário um quilo de arroz, feijão, óleo e um pacote de macarrão para alimentar nove pessoas. Valeria ainda comentou que eles comem pouco para que o alimento dure vários dias.
Viu, só? A Solidariedade não pode parar.
Edvanio Fotografia
A sra. Cícera Lisboa Pereira, de 58 anos, reside na comunidade de Impoeira de Baixo. Ela é agricultora e enfrenta a seca na região. Para sustentar as sete pessoas com quem vive (três filhos, dois netos e uma filha gestante), depende de ‘bicos’ e do auxílio emergencial oferecido pelo governo. Neste momento, ela pôde contar a sua ajuda para se alimentar. A doadora Iris Albuquerque, ao saber da presença da LBV em seu município, colocou-se à disposição para ajudar.
“Ver o sorriso de cada mãe ao receber os benefícios nos encheu de orgulho em apoiar essa Instituição. Continuem realizando esse trabalho lindo. E contem comigo, estarei incentivando dezenas de pessoas a apoiarem o trabalho da LBV”, declarou.
A LBV também agradece ao apoio e parceria da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Impoeiras (ACDI) e da Edvanio Fotografia, que atuou voluntariamente na cobertura da ação solidária.
Edvanio Fotografia
Desde o início da pandemia, em março de 2020, nosso trabalho humanitário foi intensificado, para que milhares de famílias atendidas por nossos serviços sociais e por entidades parceiras tenham o que comer e possam se proteger do vírus.
E a sua doação mensal é muito importante para que todo esse trabalho prossiga.
Em Maceió/AL, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Avenida Muniz Falcão, 964 – Barro Duro. Telefone: (82) 3328.4410.