Porto Alegre, RS — Na última quinta-feira, 5, a cidade de Rolante, localizada no estado do Rio Grande do Sul, ficou quase totalmente submersa após o rompimento de um açude em São Francisco de Paula, na Serra, que fez com que os dois rios que cortam a cidade transbordassem. Centenas de famílias perderam tudo o que tinham.
Para ajudar a minimizar os prejuízos das famílias desalojadas e desabrigadas, a Legião da Boa Vontade imediatamente mobilizou a população para ajudar com itens de primeira necessidade, dentro de sua campanha emergencial SOS Calamidades, em parceria com os Bombeiros Voluntários, ligados à Prefeitura de Rolante, RS. Ao todo, foram arrecadados 400 quilos de doações.O Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, na capital gaúcha, foi um posto de arrecadação.
“A população de Rolante foi atingida por uma enchente que deixou muitas pessoas desabrigadas. Estima-se que, em média, de 60 a 70% da população foi atingida. Contabilizou-se um prejuízo enorme para essas famílias, pois estragaram os seus móveis, eletrodomésticos, colchões, e elas perderam tudo o que tinham dentro de casa “, destacou Paulo Ricardo, subcomandante do corpo de bombeiros voluntários da cidade.
A Legião da Boa Vontade arrecadou água potável, materiais de higiene e limpeza e alimentos não perecíveis, que foram entregues aos órgãos oficiais e distribuídos às famílias.