São José do Rio Preto, SP — Nesse 21 de setembro, Dia da Árvore, a Legião da Boa Vontade promoveu, em parceria com o Viveiro Municipal, uma palestra educativa visando reforçar a consciência socioambiental de meninas e meninos atendidos pelo programa Criança: Futuro no Presente!. A atividade, ocorrida no Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição, contou com a colaboração da bióloga Carla Regina Zoccal.

Na oportunidade, a gestora ambiental e palestrante reiterou os cuidados para com a preservação do planeta Terra, por compor elementos essenciais para a sobrevivência da humanidade. Carla lembrou também do importante papel das árvores na purificação do ar, transformando o gás carbônico em oxigênio. “É preciso compartilhar esses conceitos, ideias e experiências de vida com os participantes”, considerou.

A ideia é salutar. Afinal, “Educar, preservar, sobreviver. Humanamente também somos natureza”, conforme ensina o educador Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade. É válido pontuar que, desde seus primórdios, a LBV carrega no âmago o respeito pela fauna e pela flora, e valoriza o uso consciente dos recursos naturais para que não se esgotem. Essa e outras reflexões de Paiva Netto demonstram claramente a preocupação da Organização para com a integridade da natureza.
“Gostei muito da atividade. Aprendi um pouco mais sobre a importância das árvores em nossa vida. Além de produzir o oxigênio para a gente respirar melhor, elas nos fornecem frutas para nos alimentarmos. Estou feliz em ver a sementinha que plantamos no ano passado, grande e graciosa”, ressaltou a atendida Eduarda, 10 anos.

A atendida Yasmim, 13, lembrou: “Eu cuidei muito bem da minha sementinha e acompanhei o crescimento dela, que já está grande e bonita. Adoro árvores, e por isso vou continuar plantando e cuidando até crescerem, pois elas só nos trazem grandes benefícios”.
A educadora social da LBV Carla Martinez explicou que a iniciativa teve por objetivo incentivar a garotada à prática de ações que favoreçam a ecologia. “Esses diálogos são bons para a conscientização das crianças, para que aprendam a cuidar melhor do planeta onde vivem. Após a palestra, tivemos a parte prática, quando cada um pôde plantar uma sementinha para cultivá-la ao longo do ano”, explicou.
Em São José do Rio Preto, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dom Pedro I, 2776 – Jd. Canaã. Para outras informações, ligue: (17) 3235-1811.