Maria José da Silva, atendida pelo programa Vida Plena.
Nascida no interior do Pernambuco, Maria José da Silva abandonou cedo as pretensões profissionais e os estudos para se dedicar aos ofícios do lar e do matrimônio. Como de costume na época, casou-se ainda adolescente e precisou lidar com as responsabilidades de ser mãe e de zelar pela casa.
Ela cuidava dos afazeres domésticos e lutava para manter o casamento, deteriorado pelas constantes agressões cometidas por seu marido. Com medo de ver a família desmoronar, não denunciou os abusos do companheiro. Os sete filhos do casal, porém, não aceitaram o sofrimento da mãe. Maria José resolveu, então, se separar.
+ Colabore com a LBV, faça a sua doação
“Chorava muito devido à separação. Pensava muito nos meus filhos, por terem ficado sem o pai deles. Chorava ao pensar como eu criaria meus sete filhos”, lembra. Apesar do sofrimento, a dona de casa não guarda mágoas do ex-companheiro. “Perdoei, com certeza. Acho que o perdão vale tudo. Quem perdoa uma pessoa também será perdoado”, afirma.
Recém-separada e precisando criar as sete crianças, ela não hesitou em pedir ajuda e encontrou apoio na casa ao lado. “Comecei lavando a roupa da minha vizinha e ela me dava leite para o pequeno e comida para os outros filhos.” Ainda assim, as dificuldades batiam à porta de Maria José. Tais problemas fizeram com que os filhos mais velhos abandonassem a escola e ajudassem a mãe no sustento da casa.
Com uma carroça, os jovens percorriam a cidade de madrugada em busca de alimentos e roupas. “Eles juntavam tudo o que viam no lixo e traziam para casa. Eu os esperava chegar para tomarmos o café da manhã, que era a comida que eles traziam do lixo”, conta. Em casos emergenciais, Maria ainda contava com uma ajuda financeira do ex-companheiro.
Quando ele morreu, Maria José precisou assumir de vez todos os problemas. Triste, andava pela Rua dos Coelhos quando avistou o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade. Na Instituição, ela encontrou novamente motivos para sorrir. A partir do atendimento que recebeu da LBV sua vida se transformou para melhor. Atualmente, ela é integrante do programa Vida Plena e participa de atividades que respeitam e valorizam suas experiências. No Centro Comunitário da LBV, ela encontrou um espaço saudável voltado ao diálogo, ao fortalecimento da cidadania e à garantia de seus direitos.
Os jovens da melhor idade participam de passeios culturais e de lazer, atividades que despertam conhecimentos e os fazem sair da rotina, além de palestras educativas com temas que envolvem situações do cotidiano, como direitos da mulher.
Mesmo nas adversidades, a atendida nunca perdeu as esperanças, tendo a convicção de que sua vida poderia melhor. “Na LBV, as pessoas abraçam a gente e essa alegria vem para nós. É muito bom receber a atenção e o carinho de uma pessoa. Muito obrigada, que Deus abençoe cada pessoa que ajuda a LBV e ilumine o caminho de quem trabalha aqui, principalmente o [diretor-presidente da LBV] Paiva Netto”, finaliza.
Em Recife, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 — Boa Vista. Para outras informações, ligue: (81) 3413-8600.