Rio de Janeiro, RJ — O Dia do Jornalista, comemorado no Brasil em 7 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Batista Líbero Badaró. A data também celebra a fundação da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no Rio de Janeiro, em 1908. Hoje, podemos comemorar a data e parabenizar a todos os profissionais da área pelo seu dia. Numa era digital, onde as notícias atualizam-se a todo instante, é ele quem acompanha, informando com verdade, seriedade e velocidade os fatos e faz a história acontecer.
Por isso, os alunos atendidos pelo Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, no Rio de Janeiro, homenagearam, na tarde da última quinta-feira, 7, os jornalistas Ana Paula Portuguesa e Hugo Lago, do Sistema Globo de Rádio/RJ. Os profissionais de jornalismo foram carinhosamente recebidos pelo Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade, que cantaram músicas de boas-vindas e que exaltam a Paz, além de ganharem lembrancinhas e abraços afetuosos.
Após a recepção, Ana Paula e Hugo visitaram as dependências da Instituição acompanhados da diretora Márcia Quesada, que apresentou a infraestrutura, a metodologia de ensino baseada na linha educacional criada pelo educador Paiva Netto, a Pedagogia do Afeto e a Pedagogia do Cidadão Ecumênico.
Ana Paula Portuguesa, que apresenta o programa Manhã da Globo, com Roberto Canázio, é considerada uma referência feminina das rádios cariocas. Na oportunidade, falou à Super Rede Boa Vontade de Comunicação sobre a homenagem: “[Foi] emocionante demais. Dia 7 de abril é sempre um dia muito especial para os jornalistas, para quem trabalha em rádio. Hoje, a gente já esteve na Rádio, já fez o programa, já passou por tantas emoções, e chegar aqui, na LBV, e ver as crianças cantando, felizes, sorridentes, é uma emoção! Não imaginei encontrar tudo isso, foi muito bom. Cada vez me orgulho mais da minha profissão de jornalista.”
Em meio a tantas notícias sobre a violência urbana, tragédias e fatos que fazem parte do cotidiano da redação jornalística, o ambiente de paz da LBV despertou só coisas boas na comunicadora: “No Brasil que a gente está atualmente, chegar aqui e ver essas crianças felizes, com esperança no olhar, isso é muito bom, é sinal de que a gente vai ter um Brasil melhor. Isso alimenta a nossa alma, o nosso dia a dia. A gente que trabalha com comunicação, o jornalista já cobre, diariamente, tanta coisa ruim, tantos problemas, tanta tragédia e, de repente, ver uma coisa boa, estar num ambiente de paz, num ambiente tão bom, isso faz com que a gente acredite em coisas bem melhores. Eu já conhecia a Legião da Boa Vontade há muito tempo, mas não conhecia o trabalho aqui. Foi muito bom conhecer todos os andares, ver todas as salas de aula, tudo é feito com carinho, as pessoas estão aqui porque amam isso. Gostei muito de ver e quero muito ajudar. Sempre que precisarem de mim, do Sistema Globo de Rádio, a gente está aí“, concluiu.
Hugo Lago, jornalista, comentarista esportivo, amigo de Boa Vontade, leitor do escritor Paiva Netto, falou a respeito da profissão que abraçou e das lembranças do tempo em que trabalhou na Super Rádio Brasil AM 940, no programa Momento Esportivo: “Trago a melhor das lembranças do tempo em que eu trabalhei na Super Rede Boa Vontade de Rádio, Super Rádio Brasil, na Equipe de Esportes, muitos amigos, companheiros com os quais tenho contato até hoje. Foram laços que foram construídos e ficarão para sempre. (…) Não existe nada mais sincero, mais puro, mais verdadeiro do que a manifestação de várias crianças, é realmente muito comovente, muito importante e muito gratificante. A gente sabe o trabalho que a LBV faz com as crianças, atendendo milhões de crianças no Brasil inteiro. A gente está aqui no Centro Educacional José de Paiva Netto, mas sei que esse é só um dos pólos de atendimento da LBV em todo o país, e sei que as crianças são bem atendidas e que o trabalho é bem-feito e qualificado. Ele é cada vez feito com mais correção e direcionamento para atender da melhor forma possível. A manifestação delas aqui, com o canto, o carinho, o abraço, a conversa, essa interação, esse relacionamento, é muito importante.”
Ao receber o abraço fraterno em nome do jornalista Paiva Netto, Hugo destacou: “Eu que agradeço. Sou muito grato ao Irmão Paiva pelo que ele faz e eu já estive aqui trabalhando na Super RBV, na Super Rádio Brasil, sei da grandeza desse trabalho, da importância dele e o quanto o resultado é colhido, não só pelas crianças, mas pelas famílias dessas crianças que precisam realmente. No Brasil, a LBV é uma exceção. Fico muito feliz de fazer parte da Legião da Boa Vontade!“.
Homenagem dos alunos da LBV aos jornalistas do Centro de Operações Prefeitura do RJ
No mesmo dia, pela manhã, alguns alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto visitaram o Centro de Operações Prefeitura do Rio de Janeiro. Os jornalistas, mesmo de plantão, deram uma pausa no trabalho para receber, além das lembrancinhas, o carinho e o abraço das crianças, que homenagearam os profissionais pela passagem do Dia do Jornalista. Todos ficaram encantados pelo gesto de carinho e retribuíram com muitos abraços.
Dentre os jornalistas plantonistas da parte da manhã estavam: Anderson Ramos, da Rádio Sul América Paradiso; Isabela Ribeiro, da Super Rádio Brasil; Ariana Apolinário, assessora de imprensa do COR; Mayara Silva, da Rádio Tupi; Luiza Ramos, da Rádio CBN e Rafaela Cascardo, da Rádio Band News.
O Centro de Operações Prefeitura do Rio foi inaugurado em 31 de dezembro de 2010, na Cidade Nova e integra 30 órgãos que monitoram, 24 horas por dia, o cotidiano da Cidade. O órgão integra todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.