Juiz de Fora, MG — Nunca é tarde para saber de seus direitos e deveres enquanto consumidores. Conhecimento é bom e não faz mal a ninguém, certo? Por isso, a Legião da Boa Vontade (LBV) promoveu, recentemente, uma palestra educativa sobre o assunto para os idosos que integram o programa Vida Plena.
A atividade, ministrada pelo chefe de Departamento de Projetos do Procon em Juiz de Fora, Marcus Gasparette, falou de empréstimos financeiros, relação de consumo e organização das finanças, além de pontuar os direitos dos idosos nas áreas de Transporte, Saúde, Educação e Cultura.
Já Aparecida Gomes, de 67 anos, contou às colegas e ao palestrante que certa vez fez um empréstimo pessoal, mas precisou recorrer aos seus direitos. “Os juros eram muito altos e não me disseram o valor correto. Com isso as cobranças chegavam e eu não conseguia pagar”, lembra. Graças ao apoio de organizações especializadas, a idosa conseguiu solucionar o problema: “Solicitei o Procon e fui orientada e apoiada”.
“A falta de informação ainda é grande. Ações como essa da LBV servem de exemplo para a inclusão e valorização dos idosos, oferecendo o reconhecimento dos seus direitos, tanto como pessoa quanto consumidor”, afirmou Gasparette.
O programa Vida Plena contribui para inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania de idosos com idade igual ou superior a 60 anos, por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, cidadania, socialização e fortalecimento de vínculos familiares.
Em Juiz de Fora, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Francisco Fontainha, 83 — Santo Antônio. Para outras informações, ligue: (32) 3216-1406.
LEIA TAMBÉM:
+ Atividade lúdica esclarece idosas da LBV sobre tratamento do Câncer de Mama
+ Garantindo uma Terceira Idade mais ativa