Eu sou gaúcho, sim!

Projeto da LBV valoriza e resgata a cultura da região sul do país

Glorinha, RS — Dentro das comemorações da Semana Farroupilha (7 a 20 de setembro), as crianças e os jovens atendidos pela Legião da Boa Vontade estão participando do projeto “Eu sou Gaúcho” e “Tradicionalismo”, com o objetivo de fazer um resgate histórico da cultura gaúcha e envolver os atendidos em diferentes atividades tradicionalistas. 

“Eu gosto de ser gaúcha e eu gosto de dançar. Lá em casa a gente toma chimarrão todo dia”, comentou a pequena Maria Eduarda, 9 anos. Os projetos foram elaborados pelas professoras Taiana Garcia e Maria Angélica de Souza.

Nadiele Bortolin

Segundo a educadora Maria Angélica, “este projeto teve por finalidade trabalhar nossa cultura gaúcha, cultivando nossas tradições que desde muito cedo são valorizadas e transmitidas de pai para filho. Pesquisamos sobre as lendas, as danças, comidas típicas e tivemos palestras sobre o assunto. Realizamos um resgate da nossa história do Rio Grande do Sul e promovemos atividades voltadas à Semana Farroupilha”.

Nadiele Bortolin

Nadiele BortolinGlorinha, RS — Em comemoração ao Dia do Gaúcho, comemorado neste dia 20 de setembro, foi realizada diversas atividades alusivas a data no Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur, da LBV

Crianças e jovens aprenderam a encilhar e cavalgar, criaram poemas e a tão acolhida roda de chimarrão com rapadura. As crianças também dançaram o clássico gaúcho “Pezinho”, além disso teve até um futebol de bombacha. Na Oficina do Saber, Vagner, 11 anos, morador do Santa Cecília, criou um poema em homenagem ao Estado:

Nadiele Bortolin

Eu sou gaúcho
Eu sou do Sul
Amo minha terra
Amo esse céu azul

Tem churrasco
Tem polenta
Tem arroz carreteiro
E as vestimentas

Aqui tem a Serra
Com café colonial
Pontos turísticos
E um frio diferencial

Não me esqueci do chimarrão
Que faz parte da tradição
É tão bom
Desse Rio Grande eu não saio não.

Em todos os seus projetos e atividades, a Legião da Boa Vontade procura valorizar a cultura brasileira e local, com a preocupação constante de respeitar os costumes, as tradições e multiplicar o aprendizado entre todos.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Glorinha, a Instituição está localizada na RS 030, km 19, Parada 119.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas