Mogi das Cruzes, SP — Conhecer a procedência dos alimentos que se coloca no prato no momento das refeições é fundamental para manter a saúde sempre em dia. Para isso, há uma maneira eficiente para garantir que os vegetais estejam livres dos agrotóxicos: plantando-os!
As meninas e os meninos atendidos pela Legião da Boa Vontade em Mogi das Cruzes, interior paulista, cultivam essa prática. Nesta sexta-feira, 15, Dia Nacional da Conservação do Solo, a Instituição intensificou essa atividade socioambiental. A iniciativa apontou a importância de zelar e preparar a terra para receber as mudas de verduras. Todo o trabalho é feito com o acompanhamento de orientadoras que direcionam as crianças a cuidarem do cultivo do que é plantado.
Durante a Oficina de Arte e Cultura, o público infantojuvenil confeccionou, com materiais reciclados, vasinhos artesanais para plantar flores. Num bate-papo divertido e responsável, a garotada compartilhou suas experiências, vivenciadas junto a seus familiares, em favor da preservação do Meio Ambiente.
Em seguida, foi a vez de comprovar o conhecimento. Na vasta área livre do Centro Comunitário de Assistência Social, os integrantes do programa Criança: Futuro no Presente! prepararam os canteiros que receberam as hortaliças. “É muito legal plantar para poder ajudar o planeta e manter o solo saudável. A reciclagem também ajuda na limpeza da terra”, comentou o atendido Victor Hugo, 10 anos.
Pedro Leonardo, 10 anos, fez questão de manifestar consciência positiva em favor da Natureza e da própria Humanidade. “Não podemos poluir o solo, porque depois não tem como plantar. É importante a gente aprender isso e fazer certo em casa ou em qualquer outro lugar onde estivermos”, disse.
A atendida Giulia Caroline, 9 anos, contou um pouco de sua participação nas oficinas socioambientais, promovidas pela Organização. “Já plantamos alface, salsinha, coentro e várias árvores, como a amoreira. Gosto muito dessas atividades e desse espaço que a LBV nos oferece. Aqui é cheio de alegria”.
A responsável pela Unidade da LBV em Mogi das Cruzes, Karina Sene, reforçou o objetivo da iniciativa. “Com essa data específica decidimos aprofundar com as crianças esse assunto, enfatizando a importância do que realizamos aqui para que as crianças reconheçam as práticas já vivenciadas, e falem para o máximo de pessoas sobre a reciclagem e o cultivo da Natureza”, destacou.
Vale destacar que na Legião da Boa Vontade todas as ações propiciam uma formação cidadã e são fundamentadas pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico. Essa proposta é aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducacionais desenvolvidos pela LBV e promove uma formação integral do Ser Humano, formando “Cérebro e Coração”, como preconiza o educador Paiva Netto, criador da proposta pedagógica.
Em Mogi das Cruzes, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Estrada Mogi Bertioga, km 06 – Vila Moraes. Para outras informações, ligue: (11) 4796-1926.