Em Mogi das Cruzes, crianças celebram Dia da Árvore com plantio de mudas

Os participantes do programa Criança: Futuro no Presente! ainda participaram de uma aula ecológica que consistiu em montar quebra-cabeças para revelar espécies de plantas.

Karina SeneApós a atividade em sala, os participantes realizaram o plantio de mudas de árvores frutíferas.

Mogi das Cruzes, SP — Uma árvore tem muito a nos ensinar. Resiste ao mais forte vento, muitas vezes dobrando-se ao que não pode controlar, para, na calmaria, voltar ao lugar, firme e forte. Ao longo de seu ciclo vital, demonstra, por si só, sabedoria em renovar-se sem perder as raízes. Fascinante, não? E para homenagear essa “grande professora”, a Legião da Boa Vontade (LBV) fez questão de marcar o Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira, 21, com uma atividade especialmente preparada para a ocasião. =)

AJUDE A LBV a construir um País melhor!

Meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! participaram de uma aula ecológica, cujo objetivo consistiu em montar quebra-cabeças para revelar espécies de árvores e plantas. Após as descobertas, os pequenos foram direcionados à parte prática do exercício: com o auxílio de educadores sociais, a garotada realizou o plantio de mudas de árvores frutíferas dos tipos araçazeiro e abacateiro.

Contente com a experiência, o atendido Dario Felipe, de 10 anos, revelou ter afinidade com a flora e a fauna. “Minha casa fica em meio à Natureza, por isso gosto de atividades como essa. Eu aprendo na LBV que não se deve cortar as árvores, porque elas dão ar puro e frutas”, disse. A pequena Anne Gabrielle, de 8 anos, também aprovou a atividade socioambiental: “Eu me diverti procurando as peças do quebra-cabeça e quando a gente montou, vimos que era uma árvore. Aprendi que se deixarmos de cuidar das árvores podemos ficar sem o alimento”.

A educadora social Aline Oliveira, responsável pela oficina de Educação Ambiental, ressaltou a importância da garotada notar o quanto é importante cuidar das plantas, desde as mais pequeninas. “Elas compreenderam melhor o sentido da vida, acompanhando desde a germinação da semente ao surgimento das mudas e o desenvolvimento delas”, destacou.

Karina SeneO amplo espaço verde da Unidade da LBV em Mogi das Cruzes propicia verdadeiras aulas práticas de ecologia aos pequenos.

Minha árvore, minha vida!

Vale destacar que, em comemoração ao Dia da Árvore de 2014, a fanpage da Legião da Boa Vontade no Facebook promoveu uma enquete, convidando internautas para uma ação de cidadania e consciência socioambiental. Durante a iniciativa, foi possível escolher, dentre três espécies de árvores frutíferas (goiabeira, amoreira ou laranjeira), qual seria plantada na Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Mogi das CruzesA mais votada foi a amoreira. Um ano após germinar e crescer no amplo espaço verde da Unidade, os atendidos já podem colher dezenas de amoras. Legal, né? 

De fato, é constante a preocupação da Entidade em promover a consciência socioambiental e o contato de seus atendidos com o meio ambiente. Afinal, como afirma seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, “a destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”.

Em Mogi das Cruzes, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Estrada Mogi-Bertioga, quilômetro 6 — Vila Moraes. Para outras informações, ligue: (11) 4796-1926.

LEIA TAMBÉM:
Crianças atendidas pela LBV visitam 34ª edição da Expoflora de Holambra
Projeto ecológico destaca beleza e importância do Cerrado brasileiro

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas