Mogi das Cruzes, SP — Uma árvore tem muito a nos ensinar. Resiste ao mais forte vento, muitas vezes dobrando-se ao que não pode controlar, para, na calmaria, voltar ao lugar, firme e forte. Ao longo de seu ciclo vital, demonstra, por si só, sabedoria em renovar-se sem perder as raízes. Fascinante, não? E para homenagear essa “grande professora”, a Legião da Boa Vontade (LBV) fez questão de marcar o Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira, 21, com uma atividade especialmente preparada para a ocasião. =)
AJUDE A LBV a construir um País melhor!
Meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! participaram de uma aula ecológica, cujo objetivo consistiu em montar quebra-cabeças para revelar espécies de árvores e plantas. Após as descobertas, os pequenos foram direcionados à parte prática do exercício: com o auxílio de educadores sociais, a garotada realizou o plantio de mudas de árvores frutíferas dos tipos araçazeiro e abacateiro.
Contente com a experiência, o atendido Dario Felipe, de 10 anos, revelou ter afinidade com a flora e a fauna. “Minha casa fica em meio à Natureza, por isso gosto de atividades como essa. Eu aprendo na LBV que não se deve cortar as árvores, porque elas dão ar puro e frutas”, disse. A pequena Anne Gabrielle, de 8 anos, também aprovou a atividade socioambiental: “Eu me diverti procurando as peças do quebra-cabeça e quando a gente montou, vimos que era uma árvore. Aprendi que se deixarmos de cuidar das árvores podemos ficar sem o alimento”.
A educadora social Aline Oliveira, responsável pela oficina de Educação Ambiental, ressaltou a importância da garotada notar o quanto é importante cuidar das plantas, desde as mais pequeninas. “Elas compreenderam melhor o sentido da vida, acompanhando desde a germinação da semente ao surgimento das mudas e o desenvolvimento delas”, destacou.
Minha árvore, minha vida!
Vale destacar que, em comemoração ao Dia da Árvore de 2014, a fanpage da Legião da Boa Vontade no Facebook promoveu uma enquete, convidando internautas para uma ação de cidadania e consciência socioambiental. Durante a iniciativa, foi possível escolher, dentre três espécies de árvores frutíferas (goiabeira, amoreira ou laranjeira), qual seria plantada na Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Mogi das Cruzes. A mais votada foi a amoreira. Um ano após germinar e crescer no amplo espaço verde da Unidade, os atendidos já podem colher dezenas de amoras. Legal, né?
De fato, é constante a preocupação da Entidade em promover a consciência socioambiental e o contato de seus atendidos com o meio ambiente. Afinal, como afirma seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, “a destruição da Natureza é a extinção da Raça Humana”.
Em Mogi das Cruzes, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Estrada Mogi-Bertioga, quilômetro 6 — Vila Moraes. Para outras informações, ligue: (11) 4796-1926.
LEIA TAMBÉM:
+ Crianças atendidas pela LBV visitam 34ª edição da Expoflora de Holambra
+ Projeto ecológico destaca beleza e importância do Cerrado brasileiro