Belford Roxo, RJ — A Legião da Boa Vontade (LBV) valoriza o idoso, considerando sua história de vida e identificando oportunidades para que o atendido vivencie a terceira idade de forma plena e feliz. Dentre as ações direcionadas a essa faixa etária, está o programa Vida Plena, que contribui para o fortalecimento da cidadania e a inserção sociocultural dos jovens da melhor, por meio de atividades que contribuem para um envelhecimento saudável.
Na Baixada Fluminense, o programa colabora de forma eficaz para a melhoria da qualidade de vida e da autoestima da população de baixa renda. “Trabalhamos o fortalecimento e o resgate da autoestima dessas senhoras. São pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e tentamos resgatar com as famílias, o fortalecimento desses vínculos. Desenvolvemos atividades recreativas e dinâmicas, dentro do perfil observado, como qualidade, a questão da prevenção da saúde do idoso, a mente, o equilíbrio, além dos direitos e deveres do município onde estão inseridas”, explica Márcia Nery, assistente social da LBV.
“A princípio, eu procurei pelo curso de Informática e, ao chegar aqui, tive a grata satisfação de encontrar o programa Vida Plena, com atividades físicas, ginástica. Participamos de várias atividades físicas, meditação, entretenimento, festas, tudo de acordo com a nossa faixa etária. Agradeço à Instituição que nos proporciona tudo isso”, comenta Cacilda Gonçalves Morgado, de 66 anos.
Nizete Pereira de Brito, de 72 anos, também integra o grupo da Melhor Idade da Entidade. Ela destaca as mudanças que o programa operou em sua vida: “Tenho mais calma, mais tempo. Gosto de fazer dança, hidroginástica e aqui a gente faz as atividades conforme a idade, o limite de cada um, a ginástica localizada. Quando amanhece, cuido do meu neto e o dia da atividade da LBV eu não posso perder. Procuro adiantar tudo para ir à LBV.”
“Elas são jovens de espírito. Eu faço a parte de meditação, respiração, dinâmica com diversas brincadeiras, e é muito agradável. O relaxamento, a tranquilidade, a interiorização, fazemos exercícios de respiração, elas ouvem música suave num passeio mental para se sentirem tranquilas e em paz, fortalecidas. Elas dizem que ficam mais calmas em qualquer lugar de tumulto, conseguem pensar em Deus, em Jesus Cristo. Hoje, fizemos exercícios de autoestima com dinâmica, e elas se sentem revigoradas”, explica a massoterapeuta e voluntária Joseth Moreira Cortes, que trabalha há dois anos com as jovens da melhor idade.
Em Belford Roxo, RJ, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, localizado na Av. Retiro da Imprensa, 467 — Centro. Para outras Informações, ligue: (21) 2761-0729.