A campanha Doe Palavras é uma iniciativa do Instituto Mário PennaA vontade é de ajudar. Mas, às vezes, não temos a chance de fazer uma doação em dinheiro, e nem sempre é possível abrir mão dos móveis, eletrodomésticos, roupas e outras coisas para doar. Porém, podemos doar muito além disso, sabia? Neste post, vamos falar sobre uma iniciativa interessante que oferece uma mensagem de ajuda a pessoas com câncer: a campanha Doe Palavras.
A iniciativa é do Instituto Mário Penna, e tem incentivado a sociedade a transmitir palavras de apoio, bons sentimentos e uma mensagem de doação que com certeza faz total diferença na vida de quem está passando por um momento difícil.
Mensagem de Força
Enviar uma mensagem de força e de apoio a pessoas com câncer é o objetivo de quem deseja colaborar com o projeto Doe PalavrasUma das mais difíceis funções da equipe médica de hospitais é a hora de comunicar os pacientes e familiares sobre o diagnóstico de qualquer doença, a exemplo da descoberta do câncer no organismo de uma pessoa.
Notícias como essas fragilizam muito os pacientes, pois vencer a doença trata-se de uma situação desafiadora. Quem já passou por isso ou teve algum caso do tipo na família, sabe que é uma situação delicada.
Pessoas com câncer e que necessitam de um tratamento que desgasta o organismo passam por momentos de apreensão.
Por outro lado, encarar o câncer com uma reação positiva pode aumentar as chances de cura.
O Instituto Mário Penna, que cuida de pessoas com câncer, também tem essa difícil tarefa de emitir diagnósticos e frases sobre câncer a pacientes e familiares.
E o instituto teve uma sacada incrível: criou um novo jeito de as pessoas doarem, ao mesmo tempo que transmitem uma mensagem de força a pessoas com câncer com o projeto Doe Palavras.
Uma mensagem de força, neste momento, pode ajudar os pacientes do Hospital Mário Penna a acreditarem cada vez mais que a cura é possível. Assim, eles seguem mais fortes para a recuperação.
Doe Palavras: a participação da sociedade
Doe palavras e dê uma mensagem de força e esperança a pessoas com câncerPara mandar uma mensagem de ajuda a pacientes com câncer do Instituto Mário Penna, e fazer a sua colaboração, o interessado entra no site ou envia as palavras de apoio pelo Twitter com a hashtag #doepalavras.
A campanha Doe Palavras existe desde 2010 e exibe as mensagens de força e as palavras de apoio enviadas pelos internadas em televisores espalhados pelas salas de tratamento intensivo dentro do Hospital Mário Penna.
Assim, enquanto estão nos quartos ou nas áreas de quimioterapia e radioterapia, os pacientes veem os recados carinhosos, no momento em que precisam bastante desse auxílio, já que o tratamento é bem pesado.
Além disso, as mensagens de apoio do projeto Doe Palavras foram reunidas em um livro e compartilhadas com outros hospitais que também tratam pessoas com câncer.
Muita gente já deu a sua contribuição, doando palavras e sentimentos como esperança e amor para aqueles que precisam de uma mensagem de apoio e conforto.
Quem já passou ou conhece alguém que tenha passado por essa situação sabe como uma boa palavra dá ainda mais ânimo para seguir com o tratamento.
Campanha Inspiradora
Gesto do projeto Doe Palavras é tão nobre e tão especial que muitas pessoas ao redor do mundo se engajaram na campanhaO projeto Doe Palavras teve início no dia 8 de abril de 2010, quando se celebrava Dia Mundial de Combate ao Câncer.
Logo nos primeiros sete meses, mais de um milhão e trezentas mil mensagens de 128 países diferentes chegaram e foram dedicadas a pessoas com câncer do Instituto Mário Penna e demais hospitais participantes.
A repercussão foi tanta que no site da campanha Doe Palavras tiveram de ser incluídos os idiomas espanhol e inglês, além da possibilidade de enviar mensagens em português.
Assim, ampliou ainda mais a extraordinária participação internacional desta campanha que promove a solidariedade e incentiva o sentimento de amor ao próximo.
Para se ter ideia da dimensão que se tornou o projeto Doe Palavras, ela conquistou países como Bósnia Herzegovina, Irã, Lituânia, Madagascar, Yemen, Territórios Palestinos, Botswana, Principado de Mônaco, Nepal e Taiwan, países com tradições e costumes tão diferentes.
Os que mais se mobilizaram por esta causa do Instituto Mário Penna e tiveram maior número de mensagens foram: Portugal, Espanha, Itália, Japão, Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, França e Argentina.