
Ao prestigiar o 14º Congresso Internacional de Educação da LBV, o doutor Alberto Padova prestou um nobre gesto ao povo brasileiro, realizando, em português, seu discurso aos congressistas. Italiano e radicado nos Estados Unidos, atua, em Nova York, como chefe da Seção de ONGs do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/Desa), do Conselho Econômico e Social da ONU (Ecosoc). O evento, que ocorre entre os dias 29, 30 e 31 de julho, contou com a ilustre presença da autoridade durante sua visita oficial ao Brasil, na qual conferiu de perto o trabalho realizado pela Instituição em São Paulo, SP, e no Rio de Janeiro, RJ:
Saúdo a todos os presentes na pessoa do Presidente da LBV, Senhor José de Paiva Netto, aqui representado pelo seu filho, Alziro.
É uma grande honra e um prazer estar com vocês nesta importante conferência.
Gostaria de começar agradecendo a LBV por esse convite e por essa calorosa recepção.
Na ONU, Educação sempre teve um papel central na agenda de desenvolvimento. Ela é o elemento chave dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assim como dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que serão adotados na reunião de Cúpula em Setembro próximo pelos cento e noventa e três chefes de estado da ONU.
Uma boa educação é o passaporte para um futuro melhor, por isso o futuro do Brasil está em suas mãos. Uma estratégia educacional que alie qualidade acadêmica, formação para o trabalho e consciência de proteção do meio ambiente em que todos vivemos, que são pontos centrais do trabalho da LBV, formam uma receita poderosa para o bem-estar das futuras gerações e do nosso planeta.
Desejo a todos uma conferência muito produtiva.
Obrigado.