
Discurso da supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, e doutoranda em Educação (PUC-SP) Suelí Periotto aos congressistas:
Nossa saudação às autoridades presentes; aos educadores que atuam em sala de aula; gestores escolares; psicólogos; assistentes sociais; pesquisadores e a todos que prestigiam a solenidade de abertura deste Congresso Internacional de Educação, em sua 14ª edição.
Os educadores da LBV dedicam este Congresso ao dirigente da Legião da Boa Vontade, José de Paiva Netto, que, há um mês, no dia 29 de junho, comemorou 59 anos de trabalho na Legião da Boa Vontade, cumprindo uma trajetória de total dedicação à causa do Bem, e, destacadamente à causa da Educação.
A proposta pedagógica da LBV, criada por ele, formada pela Pedagogia do Afeto (direcionada às crianças de até 10 anos de idade) e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico (a partir dos 11 anos de idade), propõe aliar aos saberes intelectuais os valores éticos, ecumênicos e espirituais, de forma que raciocínio e sentimento caminhem sempre juntos. Paiva Netto nos convida, assim, a uma visão além do intelecto.
O tema deste Congresso traz como foco principal a Pesquisa. Nas escolas da LBV, as pesquisas são inseridas no planejamento de todas as disciplinas da matriz curricular da Educação Básica. O objetivo é desenvolver as habilidades investigativas do estudante, desde a mais tenra idade, valorizando o pré-conhecimento de cada indivíduo, considerando suas bagagens cultural e espiritual e o contexto social no qual está inserido, preparando-o com uma excelência intelectual que possibilite seu acesso às universidades mais concorridas, motivando-os sempre a buscarem a realização dos seus sonhos.
Reitero os nossos agradecimentos pelas ilustres e valiosas presenças de todos vocês. Teremos mais 2 dias de diversificadas ações educacionais.
Desejo a todos um ótimo Congresso! Muito obrigada.