Ipatinga, MG — Dados divulgados em maio de 2016 pela quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil relatam que houve um aumento no número de leitores na faixa etária entre 18 e 24 anos – de 53% em 2011 para 67% em 2015. Entre as principais motivações para ler um livro, estão gosto (25%), atualização cultural ou atualização (19%), distração (15%). Adolescentes entre 11 e 13 anos são os que mais leem por gosto (42%), seguidos por crianças de 5 a 10 anos (40%).
Despertar o gosto pelo livro é também uma proposta permanente da Legião da Boa Vontade (LBV) que incentiva o hábito da leitura em todas as suas unidades socioeducacionais desenvolvendo diversas atividades sempre de forma lúdica e educativa.
Por conta disso, na quinta-feira, 27, a LBV em Ipatinga/MG, celebrou o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, propiciando às crianças e adolescentes que integram o programa Criança: Futuro no Presente! um divertido passeio à Biblioteca Pública Municipal. A garotada foi recepcionada pela bibliotecária Lúcia Maria de Castro Alves, que além de apresentar o local, os serviços oferecidos aos frequentadores e algumas curiosidades sobre os livros, contou algumas histórias para as crianças. Após esse momento, cada um escolheu um livro para ler.
Segundo Maria Lúcia, esta biblioteca funciona há 50 anos e possui um acervo de aproximadamente 40 mil volumes, o mais antigo livro dentre eles é a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Os conteúdos são enciclopédias, didáticos e paradidáticos, literários, infantojuvenis, gibis e em braille. “Pessoas de faixa etária bem diversificada frequentam esta biblioteca. A média é de 66 leitores por dia, e surpreendentemente, mesmo em tempos de internet, essa média tem aumentado. Os livros mais procurados são lançamentos da literatura estrangeira e brasileira de autores consagrados”, disse.
A atendida Tarve kelle, de 12 anos, ficou extremamente feliz com esta visita: “Hoje eu conheci uma biblioteca! Eu não conhecia ainda, achei muito legal, isso para mim foi o mais interessante. Eu gosto muito de ler porque a gente sonha, viaja muito”, destacou.
E a pequena Camila Aparecida, de 9 anos, explicou a razão do gosto pela leitura: “Eu gosto de ler porque a gente ganha mais conhecimento e isso é muito legal! Hoje eu aprendi que a gente pode pegar livros emprestados na biblioteca. Na LBV também tem livros e uma das atividades que mais gosto é da Oficina do Saber porque a gente pode ler”, respondeu com alegria.
Outro importante destaque durante a visita foi pontuado por Taline Emanuelle, 11 anos. “O que eu achei mais interessante, e não sabia que existia, são os livros em braile. Eu vi como é o livro, não entendi nada dele, mas as pessoas cegas entendem, isso é muito legal! A gente necessita muito da leitura”, disse a adolescente.
“Minha maior felicidade é lidar com livros e ver a biblioteca cheia de leitores”, destacou a bibliotecária Lúcia Maria. E completou: “A LBV se preocupa em mostrar para seus pequenos o que é uma biblioteca. É uma iniciativa cultural extraordinária, parabéns pela atitude! Foi um prazer enorme recebê-los, espero que voltem mais vezes. Gostei demais de ver a biblioteca enfeitada com esta cor amarela, meninos educadíssimos e profissionais muito comprometidos”, disse.
A LBV em Ipatinga realiza, há 53 anos, o seu trabalho socioassistencial. Por meio de oficinas lúdicas, recreativas, esportivas e educativas, promove conhecimento e contribui para a participação dos atendidos na sociedade. A Entidade oferece também a eles um ambiente seguro e apoio de profissionais capacitados, proporcionando melhoria da qualidade de vida de crianças, adolescentes e suas famílias.
“É importante que a criança desperte o gosto pela leitura porque além de ampliar seu vocabulário, adquire conhecimento e isso é algo que levará pelo resto da vida. Na LBV, realizamos atividades sempre com temas da atualidade onde as crianças confeccionam livros, realizam pesquisas, enfim, sempre procuramos incentivar a leitura das mais variadas formas”, disse a educadora social da LBV Débora Gonzaga Costa.
Visite, apaixone-se e ajude! Em Ipatinga, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua João Patrício de Araújo, 225 — Veneza I. Para outras informações, ligue: (31) 3822-8600.