Presidente Prudente, SP — Por entender que o hábito da leitura é eficaz para o aprimoramento de aspectos cognitivos como a imaginação e o vocabulário, a Legião da Boa Vontade (LBV) insere diariamente, em sua programação socioassistencial, atividades que despertem o gosto por essa prática. E para complementar esse trabalho, a Instituição levou, entre os dias 15 e 20, as meninas e os meninos do programa Criança: Futuro no Presente! à 6ª edição do Salão do Livro, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura, no IBC Centro de Eventos.
Na ocasião, os atendidos visitaram diversos estandes destinados ao público infantojuvenil e tiveram contato com obras literárias de renomados escritores brasileiros e estrangeiros. Os pequenos ainda participaram de um amplo roteiro cultural, que incluiu peças teatrais, contação de histórias, palestras educativas e sarau. “Fiquei muito contente de ter vindo aqui, foi a primeira vez que vi tanta gente que também gosta de ler”, disse o atendido Cauê, 6 anos.
A atendida Hellen, 9 anos, reforçou, por meio das oficinas e exposições locais, seu conhecimento sobre o Código de Trânsito Brasileiro. “Quando chegamos lá, havia bastante apresentações e palestra e o que me chamou atenção foram as orientações sobre a importância do cumprimento da legislação, para que haja harmonia entre motoristas e pedestres”, comentou.
De acordo com a educadora social Amanda Perruci, o contato com os livros possibilita aos pequenos inúmeros benefícios. “O aprendizado se torna mais fácil, a pronúncia das palavras e, consequentemente, a comunicação vão se aperfeiçoando. A tendência é que haja a desinibição, porque a leitura estimula a memória e aumenta a capacidade mental”, explicou.
Nova geração de leitores
A Legião da Boa Vontade sabe que o incentivo à leitura na infância é a chave para formar um leitor para toda a vida. Por isso, inclui diversas atividades literárias em seu cronograma pedagógico. Logo nos primeiros anos escolares, a Entidade deixa os livros dispostos na sala de atividades, ao alcance de suas mãozinhas. Por mais que os bebês não saibam ler, as obras chamam a atenção pelas imagens coloridas. Nesse momento, os educadores aproveitam para ensinar canções e outras atividades, que auxiliem a desenvolver as capacidades cognitivas.
Essas atividades têm como base a inovadora proposta pedagógica da LBV, criada pelo educador Paiva Netto. Formada pela Pedagogia do Afeto e Pedagogia do Cidadão Ecumênico, a linha educacional alia o sentimento ao desenvolvimento da inteligência dos pequeninos, formando assim “Cérebro e Coração.”
Em Presidente Prudente, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Dr. José Foz, 38 — Bosque. Para outras informações, ligue: (18) 3916-5671.