Crianças da LBV cultivam horta e aprendem cuidados com a alimentação

A iniciativa, realizada com o apoio de universitário da Faculdade Ingá, ratifica a preocupação da Entidade com a saúde de seus atendidos.

Maringá, PR — Meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! realizaram, recentemente, com o apoio de alunos do curso de Agronomia da Faculdade Ingá, o plantio de uma horta no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade (LBV). O projeto busca integrar a criança ao meio ambiente e à alimentação de qualidade.

Vilma AraújoAs crianças plantam as sementes, regam e colhem. As hortaliças vão parar no prato dos atendidos e dos funcionários da Unidade. Quanta responsabilidade, hein?
A iniciativa reforça a preocupação da LBV com a saúde de seus atendidos, intensificando os cuidados com a alimentação. A Entidade oferece, por determinação de seu diretor-presidente, José de Paiva Netto, um cardápio saudável e equilibrado, cumprindo o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Esse trabalho é auxiliado por profissionais especializados, que preparam pratos adequados para cada faixa etária, visando ao desenvolvimento pleno dos pequenos.

Promovendo a alimentação saudável no espaço escolar

Neste projeto, os atendidos colocam, literalmente, a mão na massa, preparando a terra e os canteiros, separando as mudas e sementes e realizando o plantio e cultivo das hortaliças. Uma responsabilidade e tanto, já que as hortaliças vão parar no prato dos próprios atendidos e dos funcionários da Unidade. “A horta é muito importante para nossa alimentação. Aqui saboreamos alimentos saudáveis e nutritivos”, ressalta Ketlen, de 13 anos. #SaúdeVaiNoPrato

A atendida Emanuele, de 8 anos, é só felicidade. Não é sempre que você tem a oportunidade de colher o que vai consumir, não é? “Estou muito feliz de participar. Hoje é um dia muito feliz, quero cuidar muito da horta”, disse.

Vilma AraújoNa horta do Centro Comunitário da LBV, as crianças plantaram cebolinha, salsinha, manjericão, coentro e quiabo.
“O cultivo da horta é uma descoberta para os atendidos. O preparo com a terra, o encanto com as sementes, o cuidado diário de regar, transplantar, tirar os matinhos, essas experiências podem transformar pequenos espaços em algo maravilhoso. É um aprendizado para todas as idades. Os atendidos foram incentivados a trazer uma garrafa pet, na qual foi plantado hortelã e manjericão”, enfatiza a educadora social da LBV Patricia Pereira de Araújo.

Em Maringá, PR, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Peroibe, 338 – Parque das Grevíleas III. Para outras informações, ligue: (44) 3263-2316.

LEIA TAMBÉM:
Horta mantida por crianças atendidas reforça cuidados com a alimentação
Projeto da LBV reforça importância de preservar o meio ambiente

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas