Crianças atendidas pela LBV participam de ação educativa sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

A atividade foi ministrada pela MobilizaSUS-BH por meio de jogo interativo e didático

Belo Horizonte, MG — A Legião da Boa Vontade (LBV) recebeu nesta terça-feira, 12, em seu Centro Comunitário de Assistência Social, a equipe do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde (MobilizaSUS-BH) para uma ação educativa com as crianças e adolescentes atendidos sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

Viviane de OliveiraAs crianças preparadas aguardam a pergunta do jogo Tabuleiro da Saúde sobre como combater o mosquito aedes aegypti

As ações do MobilizaSUS são realizadas na cidade priorizando os locais de maior circulação de pessoas como o metrô, os restaurantes populares, mercado central, rodoviária, praças, escolas, empresas, instituições religiosas, durante o ano todo. O setor também identifica as áreas de maior incidência.

Na quadra de esportes da LBV, a equipe realizou com as crianças e adolescentes um jogo intitulado Tabuleiro da Saúde, que consiste em uma competição entre duas equipes em que são feitas muitas perguntas sobre sintomas, prevenção, distinção de dengue, chikungunya e Zika virus. 

“A situação agora agravou, já tivemos nove óbitos neste ano em Belo Horizonte. Então é preciso contar com todas as organizações da cidade pra gente discutir o assunto, conscientizar sobre a prevenção do vetor, que é o mais importante”, afirmou o técnico em mobilização social, Francisco José dos Reis Santos.

Viviane de OliveiraPor meio da brincadeira, as crianças da LBV tiveram uma verdadeira aula sobre o combate ao mosquito aedes aegypti.

O técnico, que já conhecia a Instituição, ressaltou: “Gostaria de parabenizar a LBV. Nós verificamos que as crianças já estão com informações coerentes a respeito do controle do vetor, da situação da doença, elas já sabem distinguir os sintomas da dengue, chikungunya e zika vírus. Foi muito interessante realizar o jogo do Tabuleiro da Saúde aqui na LBV. Vocês estão de parabéns”.

Rodrigo, 11 anos, acertou todas as perguntas e repetiu o lema da brincadeira: “No jogo do tabuleiro, o único perdedor é o mosquito!”. O menino já está engajado nesta ação pela saúde de todos, vejam o que disse: “Precisamos eliminar o mosquito da dengue e falar para as outras pessoas também. Todos nós! O que aprendo aqui eu falo pro meu pai, minha mãe, meus primos, meus amigos. Na minha casa, eu varro o quintal, viro as garrafas para baixo, tampo os pneus e a caixa d’agua está tampada também”. Parabéns, Rodrigo!

Viviane de OliveiraNo final da brincadeira, os integrantes do MonilizaSUS convidaram todas as crianças para comemorar ressaltando que neste jogo, o único perdedor é o mosquito!

A atendida Alexandra, 8 anos, participou do Tabuleiro e falou de suas atitudes neste combate ao mosquito: “gostei muito da brincadeira! Algumas pessoas podem até morrer com estas doenças [transmitidas pelo mosquito], então a gente tem que cuidar do mundo. Eu coloco o lixo na lixeira e tampo a lixeira. A casa da minha avó está cheia de plantas, eu que tiro a água dos pratinhos das plantas dela. A caixa d’agua tem que ficar tampada e as ruas limpas”. 

Em Belo Horizonte, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Cristiano Machado, 10.765 — Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490-8101.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas