Conselho Tutelar palestra sobre direitos da criança e do adolescente

De forma didática, conselheiros falaram sobre o tema e tiraram dúvidas dos atendidos.

Brasília, DF — Nesta quinta-feira, 09, crianças atendidas pela LBV em seu Centro Comunitário de Assistência Social participaram de uma palestra educativa ministrada pelo Conselho Tutelar do Distrito Federal. De uma maneira simples e didática, a equipe apresentou informações importantes sobre o que é o trabalho infantil, tirando dúvidas e interagindo com elas.

José GonçaloEquipe do Conselho Tutelar ministra palestra sobre os direitos da Criança e do Adolescente aos meninas e meninos atentidos pela LBV na capital federal.

Os profissionais abordaram de forma dinâmica pequenas tarefas que as crianças fazem no dia a dia diferenciando daquelas que elas não devem exercer. “É saudável que as crianças colaborem com sua família na divisão das tarefas domésticas leves, como arrumar a própria cama, organizar seus pertences, recolher e guardar seus brinquedos, assim fortalecendo o sentimento de solidariedade e responsabilidade com os outros e com o ambiente em que vivem”, pontuou o conselheiro Rafael Merazzi.

E fez um alerta: “Um ponto importante que foi abordado com os pequenos é o fato de alguns adultos colocarem as crianças para cuidar de irmãos menores, caracterizando trabalho infantil doméstico, pois ainda na condição de serem cuidadas já estão sendo cuidadoras, isto é: assumindo responsabilidades adultas com outras crianças, em largas jornadas de trabalho”. 

A LBV acredita no futuro de milhares de crianças e adolescentes, por isso investe neles desde o ventre materno. Todas as atividades desenvolvidas são ricas em ações que propiciam uma formação cidadã, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de mantê-los longe do trabalho infantil e dos perigos das ruas. Eles permanecem em um local seguro, deixando os pais tranquilos enquanto garantem o sustento do lar.

José GonçaloAs crianças tiraram todas as suas dúvidas sobre o tema

 

Em seu artigo Erradicar o trabalho infantil, o jornalista, escritor e dirigente da LBV, Paiva Netto, ressalta: “Na Legião da Boa Vontade, há décadas, oferecemos o programa Criança: Futuro no Presente!, que atua no contraturno escolar. Colabora para o protagonismo de crianças de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social, considerando a história de vida e as singularidades delas. É uma ação que proporciona reforço didático, desperta, pelo lúdico, competências e habilidades, promove os valores éticos, ecumênicos e espirituais e integra a família”.

O Conselho Tutelar foi criado conjuntamente ao ECA, instituído pela Lei 8.069 no dia 13 de julho de 1990. São atribuições do Conselho Tutelar e, consequentemente, do conselheiro tutelar, atender não só às crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis. O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente através do DISQUE: 100

O Centro Comunitário de Assistência Social fica localizado: SGAS 915, lote 74 – Asa Sul – Para mais informações, ligue: (61) 3410-6025.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas