Conheça a rotina de crianças e idosos atendidos pela LBV na capital mineira

Atendimento completo para a criança e para a família!

Belo Horizonte, MG — Nos Centros Comunitários de Assistência Social a Legião da Boa Vontade (LBV), atende meninas e meninos de 7 a 14 anos, provenientes de família em situação de vulnerabilidade social. Eles são atendidos no programa Criança: Futuro no Presente!.

Na capital mineira, a rotina diária dessa garotada é uma sequência de diferentes atividades que colaboram para o desenvolvimento de noções de tempo, espaço, disciplina e bom convívio.

Viviane de OliveiraNa oficina do Brincar, as crianças atendidas pela LBV podem escolher o brinquedo favorito. Estes dois gostam mesmo é de brincar com carrinhos.

O dia começa com o portão se abrindo para a chegada das crianças. Elas são encaminhadas ao refeitório, onde recebem o lanche preparado pela equipe de apoio. Em seguida, hora das atividades lúdicas! Elas participam das oficinas de Cultura Ecumênica, Arte e Cultura, Brincar, oficina do Saber e de Música. Dentre as atividades realizadas na quadra elas se divertem com as aulas de Kung Fu e de Esporte. =)

Viviane de OliveiraBelo Horizonte, MG – Na oficina de Arte e Cultura, crianças atendidas pela LBV participam do ensaio de uma apresentação cultural com a educadora social da Instituição, Janaína Beatriz.

Às 11h10, todas se dirigem novamente ao refeitório. É hora do almoço! Além de provarem uma deliciosa alimentação, balanceada e quentinha, elas têm a oportunidade de desenvolver a autonomia, aprendendo a se servirem com quantidade e variedade adequadas à necessidade de seu organismo.

Terminada a refeição, elas vão para o escovódromo cuidar da higiene bucal. Depois de dentes e gengivas escovados… mochila no ombro, é hora de se dirigirem ao ônibus que as aguarda para serem conduzidas às escolas da região.

Viviane de OliveiraNeste mês, na Oficina do Brincar, tem um momento que eles estão aprendendo a fazer bonecos e bonecas de pano. Eles são muito criativos!

E você acha que a rotina do dia encerrou por aí? Apenas a metade! É hora de receber as crianças do período da tarde, que, ao chegarem com a mesma alegria, vão para o refeitório almoçar, depois escovam os dentes e se dirigem às salas de atividades para participarem das oficinas. Depois de tanto aprendizado, elas fazem o lanche da tarde e, finalmente, retornar aos seus lares. 

No programa Criança: Futuro no Presente!, ao longo do ano, estas crianças têm a oportunidade também de assistir a palestras educativas, atividades lúdicas e de ir em passeios culturais, além de receberem uniforme e material pedagógico no início do ano. o/

E suas famílias? Elas participam de encontros mensais e de eventos na Instituição, além de poderem trabalhar tranquilos na certeza de que seus filhos estão sendo bem cuidados na LBV.

Viviane de OliveiraBelo Horizonte, MG – Alguns dos educadores sociais da LBV sempre prontos ao atendimento a crianças e idosos.

Além de crianças, a unidade também atende idosos, em situação de vulnerabilidade social, com idade igual ou superior a 60 anos, por meio do programa Vida Plena. Eles vêm à Instituição semanalmente e quando chegam contagiam a todos com um auto astral incrível! Eles participam das oficinas de Esporte, Cidadania Ecumênica e Kung Fu! Além de aprenderem a desenvolver o artesanato, participarem de palestras socioeducativas e passeios culturais.

Viviane de OliveiraEste é um cumprimento típico das artes marciais chinesas, que os idosos atendidos no programa Vida Plena! estão aprendendo nas aulas de Kung Fu com o instrutor Marco Túlio.

Vez ou outra, eles chegam à LBV bem cedinho. Sabe por quê? É dia de atividade especial: passar o dia em um sítio, em um parque ou participar de algum evento que ocorre na cidade. E, é claro, convivem com as crianças atendidas de forma muito saudável e construtiva para ambas as faixas etárias. Tudo isso fortalece a cidadania do idoso e contribui na melhora da qualidade de vida de cada um.

Ah, um detalhe importantíssimo: A Instituição na cidade de Belo Horizonte, que conta com o importante apoio de parceiros, colaboradores, voluntários e de uma indispensável equipe de profissionais, vai completar 58 anos! A comemoração será no dia 24. Participe!

O Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Belo Horizonte/MG, está localizado na Avenida Cristiano Machado, 10.765 – Planalto. Para outras informações, ligue: (31) 3490 – 8101.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas