Pessoas em situação de rua, pedintes, mendigos, população de rua… A sociedade utiliza diversas formas para se referir a esses indivíduos que vivem histórias tão difíceis — algumas mais respeitosas, outras carregadas de preconceito —, mas ainda assim tem deixado de tratá-los como se fossem invisíveis, para respeitá-los como seres humanos.
“Não vou ajudar porque ele(a) escolheu estar aí na rua!”. As chances de você já ter ouvido ou falado essa frase são muito grandes, não é mesmo?! Mas não é bem assim… Algumas pessoas estão na rua como consequência de problemas de saúde (psicológicos, vícios ou emocionais), financeiros ou de relacionamento familiar. Saiba por que e como ajudar um morador de rua.
Além de acabar nessas condições por diversos motivos, essas pessoas também estão sujeitas ao preconceito, quando muito do que elas desejam é ter uma vida mais digna e justa.
Fatores que os Levam para as Ruas
Podem ser diversos os motivos que levam esses indivíduos a se estabelecerem na rua, a exemplo de:
- Falta de trabalho e renda;
- Brigas ou rompimentos em relações familiares;
- Desastres ambientais como alagamentos ou enxurradas.
Conheça o projeto de um músico e sua vontade de ajudar moradores de rua
As Dificuldades e o Preconceito
Os moradores de rua estão expostos a condições precárias. Eles enfrentam sol, frio, chuvas, sem saber até mesmo quando e o que irão comer.
Infelizmente, muitas pessoas, ao passarem pelos moradores de rua, os tratam com indiferença e simplesmente os ignoram ou até pior: os agridem verbal, moral ou fisicamente.
Tratá-los como perigosos ou não acreditar que podem reagir para sair dessa situação, também é apoiar a marginalização a que são constantemente submetidos. Isso também pode tornar natural a rejeição dessas pessoas na sociedade.
Olha que fantástico: o gesto de humanidade com pessoas desabrigadas
Como Ajudar um Morador de Rua com Pequenos Gestos
Faça a diferença e ajude como puder essas pessoas que estão suscetíveis a todas as ameaças nas vias públicas.
Você pode ajudar um morador de rua de várias formas:
-
Investir na educação dele, doando para alguma instituição especializada em ajudar moradores de rua;
-
Dar oportunidade de trabalho digno, se possível;
-
Dar algo para ele(a) se alimentar, mas se preocupando em resolver o problema de forma definitiva;
-
Dedicar atenção. Uma boa conversa tem o poder de transformação maior do que imaginamos.
São coisas simples, mas que fazem total diferença na vida de alguém.
Como Ajudar um Morador de Rua Engajando-se em Grupos
Outra maneira em como ajudar um morador de rua é fazer parte de algum grupo ou se voluntariar em ONGs e instituições que realizam este trabalho.
Nós temos algumas dicas:
Como Ajudar um Morador de Rua #1 — Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro
A entidade promove o Projeto AMOR (Auxílio aos Moradores de Rua) há dez anos, e atualmente realiza atividades com cerca de cem pessoas sem residência fixa, moradora de rua ou que dormem em albergues.
É realizado aos sábados, e os atendidos recebem café da manhã e diversas orientações.
O grupo também presta serviços de oftalmologia, corte de cabelo, de psicologia, de orientação jurídica entre outros serviços.
Outras importantes ajudas que um morador de rua recebe durante o atendimento são os materiais de higiene pessoal, roupas e calçados que ganham.
Endereço: Rua Aurélia, 665 — Lapa, em São Paulo/SP
Telefones: (11) 3672-9892/3673-1474
Informações: www.3deoutubro.org.br
Como Ajudar um Morador de Rua #2 — Turma da Sopa
Há aproximadamente 20 anos um grupo de pessoas iniciou o trabalho da sopa. No começo, apenas panelas e fogão emprestados… Logo em seguida, receberam a doação de um fogão de três bocas e duas panelas.
A Turma da Sopa começa a trabalhar na sexta-feira, com a compra dos ingredientes e recolhimento de doações.
Nos sábados pela manhã, das 8 horas ao meio dia, prepara a sopa.
Manipulam mais ou menos 100 quilos de verduras e legumes, além de 15 quilos de carne vermelha ou frango, distribuídos em cinco panelões, gerando 360 litros de sopa.
O alimento é distribuído a 300 crianças e a 200 adultos, realizando aproximadamente 500 refeições, além dos trezentos pães.
Mas o trabalho da Turma da Sopa não se restringe à distribuição da sopa e pão.
Todos os sábados são também distribuídos roupas, calçados, cobertores e cestas básicas.
Também são atendidas necessidades específicas, como camas, colchões, enxovais para bebes, leites especiais para recém-nascidos etc.
Endereço: Rua Jacarezinho, 1160 — Mercês, em Curitiba/PR
Telefone: (41) 3079-3232
Informações: www.turmadasopa.blogspot.com.br
Como Ajudar um Morador de Rua #3 — Mãos Unidas
Objetivo da ONG é colaborar na reinserção social de moradores de rua da cidade, seja no acolhimento institucional, na reaproximação com a família, inserção no mercado de trabalho, resgate da autoestima e claro, o auxílio na saúde.
Dão abrigos aos moradores de rua mais necessitados.
A Caravana busca a reinclusão na sociedade daqueles moradores de rua que se encontram em total abandono, oferecendo oportunidades de se tornarem cidadãos novamente.
Endereço: Rua Pinto da Rocha, 168 — Partenon, em Porto alegre/RS
Telefone: (51) 3339-9328
Informações: www.maosunidas.org.br
Como Ajudar um Morador de Rua #4 — Anjinho Feliz
Tem como missão acolher, orientar e assistir crianças carentes e seus respectivos familiares, que vivem em situações precárias nas ruas.
Oferecendo apoio qualificado para desenvolver suas potencialidades, visando a integração social e a conquista de um lugar digno na sociedade, longe das drogas e da marginalidade.
Endereço: Rua Heitor Carrilho, 145 — Cidade Nova, no Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2524-6566
Informações: www.anjinhofeliz.org.br
Como Ajudar um Morador de Rua #5 — Ocas
Seu objetivo é construir instrumentos de transformação com pessoas em situação de extremo risco social, para que conquistem uma vida mais digna e, assim, tenham condições de contribuir para uma sociedade democrática, justa e participativa.
O seu esforço tem levado muitas pessoas a acessarem melhores oportunidades por meio de seu próprio trabalho. Se reintegram à sociedade e possibilitam que sejam reconhecidos como indivíduos dignos e como agentes da sua transformação.
Endereço: Rua Campos Sales, 88 — Brás, em São Paulo/SP
Telefone: (11) 3208-6169
Informações: www.ocas.org.br