Fortaleza, CE — Na Legião da Boa Vontade, a mulher é valorizada em todas as fases da vida. Por reconhecer a sua importância fundamental para as famílias e para a construção de uma sociedade justa e solidária, os programas aplicados no Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição capacitam para a geração de renda, à troca de experiências, à melhoria da autoestima e o cuidado consigo e com a família.
Exemplo disso é Maria Luciene Gomes Rabelo, 51 anos, mãe de dois filhos, um de 11 e outro de 8 anos. Luciene é do interior do Estado, município de Canindé e atualmente mora em Fortaleza. Mulher de fibra, ela ressalta que para sobreviver trabalha desde os 8 anos de idade. Além da luta para conseguir o sustento da família, foi também na infância que passou por um dos maiores traumas da sua vida. “Saí de casa com 8 anos e fui morar com minha irmã e trabalhar na casa de uma família, mas para fugir dos abusos sexuais do meu cunhado fui trabalhar com uma médica aos 13 anos”.
Apesar das dificuldades desde muito nova, Luciene não desistiu da vida e continuou lutando para conseguir seus objetivos. Aos 25 anos, casou e precisou iniciar um tratamento para engravidar e conseguir realizar o seu maior sonho, o de ser mãe. Diagnosticada com um útero infantil, foram anos de tentativas e esperança, mas mesmo com muita dificuldade, conseguiu. “Eu não podia engravidar, passei 13 anos fazendo tratamento para ter meu primeiro filho. Fui abençoada com dois filhos, o André e o Calebe e venci em minha vida”.
Foi durante a gestação que Luciene conheceu a LBV. Ela conta que a assistente social da entidade sempre a olhava e dizia que quando ele nascesse iria para lá. “Aí o menino nasceu e sempre quando eu passava em frente ao prédio, ele dizia: – ‘Mãe, um dia eu vou entrar aí’. Coloquei meus filhos lá. Aquilo ali foi a vida deles. Até hoje a LBV me ajuda muito”, ressalta.
Na Instituição, a mãe encontrou apoio não só para a educação dos filhos, mas também para a sua própria qualificação. “Fiz curso de informática na LBV, e hoje eu sou monitora. Eu tinha medo de chegar perto do computador e achei que não ia aprender, mas com força de vontade eu consegui e tudo que aprendi na LBV coloco em prática com meus alunos”, relata.
Graças à força de vontade, determinação e a ajuda da Entidade, hoje Maria Luciene pode dar uma vida melhor para seus filhos. “A LBV tem muito ensinar para as mães. Com todo problema que eu passei na infância, hoje eu posso aconselhar outras mães a seguir em frente e não desistirem jamais”, aconselha Luciene.
A Legião da Boa Vontade incentiva diariamente a participação efetiva da mulher na sociedade para que tenham seus direitos garantidos, contribuindo para que superem a pobreza, a fome, o isolamento, a violência doméstica e outros desafios, em busca de uma vida melhor.
Os programas e projetos da Instituição são desenvolvidos por meio do seu Centro Comunitário de Assistência Social, localizado na Rua Alziro Zarur, 275 – Bairro Vila Manoel Sátiro. Informações: (85) 3484-3533 ou 3487-3500.