Campinas, SP — O Dia do Artista Plástico foi celebrado nesse domingo, dia 8. E para pontuar a data, no dia seguinte, a Legião da Boa Vontade recebeu em seu Centro Comunitário de Assistência Social, unidade Victorino Baccari, a pintora de telas Maria Helena Diehl.

Na ocasião, a artista plástica recebeu o carinho de meninas e meninos atendidos por meio do programa Criança: Futuro no Presente!. Após a calorosa recepção, Maria Helena conheceu o trabalho desenvolvido pela Instituição com famílias que vivem em situação de pobreza no município.
Feliz com o espaço socioeducacional e a qualidade do atendimento, a visitante presenteou a Entidade com um quadro. A obra artística traz a figura de uma criança zelando por seu animal de estimação. Indagada sobre o significado da pintura, Maria Helena explicou: “Enquanto houver alguém pensando no bem-estar da natureza e das pessoas, é a demonstração da afinidade de Jesus com a criação”, disse.
Ao final do bate-papo com a garotada, a homenageada recebeu uma singela lembrança alusiva ao Dia do Artista Plástico. “Com grande alegria recebo essa homenagem, porque gosto de pintura e considero uma arte importantíssima. Vejo aqui tantas crianças inspiradas. Faço votos de que os atendidos sejam os continuadores dessa arte, que não pode acabar”, finalizou.
Vale lembrar que a unidade Victorino Baccari, da LBV, conta com a atuação de educadores sociais com formação em Artes Plásticas. Sandro Pires e Silvana Sperancin desenvolvem, por intermédio da Oficina de Arte e Cultura, diversas atividades socioeducacionais, visando o despertar da criatividade e das habilidades artísticas do público infantojuvenil.

“Atualmente estamos realizando um projeto para confeccionar, com materiais recicláveis, o mundo dos animais. E antes disso, também trabalhamos as culturas mexicana e chinesa, onde as crianças conheceram a história de vida e as principais obras de alguns artistas estrangeiros”, comentou Sandro.
Já a educadora social Silvana reiterou que a oficina de artesanato trabalha não somente os aspectos motores e cognitivos, mas as questões sentimentais do grupo. “Através das cores, todos se sentem motivados em colaborar em conjunto, um ajudando o outro, pois sempre há aqueles que se sobressaem e aqueles que têm mais dificuldades, então procuramos incentivá-los a prática da solidariedade e da paciência”.
Em Campinas, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social Victorino Baccari, da LBV, está localizado na Rua Professora Maria Cecília Tozzi, 391 — Vila Rica. Telefone: (19) 3227-3888. A cidade também atende famílias de baixa renda em seu Centro Comunitário de Assistência Social localizado na Rua Tarsila do Amaral, 10 — Bairro Jardim Profilurb. Telefone: (19) 3224-3033.