Araçatuba, SP — A Legião da Boa Vontade (LBV) se preocupa com o bem-estar de seus atendidos. Por isso, promove uma série de atividades ricas em experiências lúdicas, culturais e esportivas. No interior paulista, uma dessas ações é a oficina Esporte é Vida!. E esse trabalho tem proporcionado benefícios que ultrapassam as linhas de uma quadra.
Vista a camisa da Solidariedade; AJUDE A LBV!
Durante a oficina, as crianças e os adolescentes amparados pela Organização aprendem que o resultado não é a única coisa a ser valorizada numa disputa esportiva. O verdadeiro vencedor é aquele que respeita seus colegas de equipe e adversários, além de seguir as normas do jogo e quem as aplica. Assim, a LBV utiliza o esporte como uma importante ferramenta de transmissão de valores, disciplina e de valorização da vida.
Essa iniciativa tem como base a inovadora proposta educacional criada pelo educador Paiva Netto. Composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, tal proposta visa promover a formação de “Cérebro e Coração”.
O sucesso desse trabalho é verificado ainda nos torneios esportivos em que participa. Além dos ótimos resultados alcançados dentro das quatro linhas, a Entidade é constantemente parabenizada pela excelente postura de seus atletas e de sua torcida. Esse comportamento já rendeu diversos prêmios de Fair Play (Jogo Limpo, em português).
“As crianças e os adolescentes são constantemente convidados a representar a Entidade em eventos sobre esporte. Nosso incentivo é para que eles não fiquem ociosos e expostos ao que não é bom e, é possível notar o esforço deles em realizar boas participações”, destaca Fagner Pereira, educador social da LBV.
Para representar a Instituição nos torneios, contudo, os atendidos precisam manter o bom comportamento fora das quadras. Até porque um atleta também se forma numa sala de aula. Por isso, a LBV cobra boas notas e uma postura exemplar de seus atendidos diante de seus colegas e professores.
“Meus irmãos e eu gostamos muito de vir na LBV e de fazer as atividades que oferecem. Gosto de jogar bola, mas sei que, antes de tudo, é necessário ir bem nos estudos”, afirmou o atendido Vinicius, de 9 anos.
CAMPANHA PIONEIRA
Essa oficina soma-se à pioneira campanha Esporte é Vida, não violência!, criada pelo jornalista, radialista e escritor Paiva Netto na década de 1970, visando promover a Cultura de Paz nos estádios e ginásios esportivos. Por conta de seu forte apelo socioeducativo, a ação conta com o apoio de admiradores dos mais diversos segmentos sociais e tem o apoio da mídia brasileira.
Em Araçatuba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Alziro Zarur, 30 — Jardim Guanabara. Para outras informações, ligue: (18) 3631-0797.
VEJA TAMBÉM:
+ Crianças da LBV acompanham treino classificatório da Stock Car
+ Atendidos visitam Batalhão da Polícia Militar e participam de ações recreativas