Rio de Janeiro, RJ — A Legião da Boa Vontade acredita que incentivar a leitura desde a infância é primordial para o bom desenvolvimento em diferentes áreas, desde o aumento do vocabulário até uma melhor capacidade de socializar, de unir mais as famílias, passando pelo desenvolvimento da imaginação, facilitando na escrita e na produção de textos, ampliando nosso conhecimento geral, ajudando na memória e na criatividade. Com o seu apoio, esse incentivo começa antes mesmo da alfabetização, pois quem começa a ler cedo tem mais chances de se tornar um leitor assíduo.
A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2015/2016), promovida pelo Instituto Pró-Livro, mostra que os brasileiros leem apenas 4,96 livros por ano. Desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes. A média anterior era de 4 livros lidos por ano.
Incentivar a leitura desde cedo é um excelente caminho para multiplicarmos o conhecimento. Visitar a 18ª Bienal Internacional do Livro, no Riocentro, é uma excelente opção de lazer e de conhecimento, e ainda ver de perto seus autores preferidos nacionais e internacionais, participar de palestras, encontros, bate-papos, e muito mais.
Nesta terça-feira, 5, cerca de 30 alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto, de Del Castilho, RJ, foram a Bienal do Livro, a maior feira literária do Brasil e vivenciaram experiências lúdicas e educativas que levarão para toda a vida. “Foi uma experiência muito boa. É a segunda vez que venho à Bienal, vim em 2013 com a LBV. É uma oportunidade de comprar livros que aqui são mais baratos, conhecemos novos livros e despertamos o gosto pela leitura. Na LBV, a gente tem o incentivo de ler desde cedo. Fui incentivada a ler desde pequena pelos meus pais”, destacou a jovem de 16 anos Beatriz Ferreira.
O estudante Rafael Guilherme de Brito, 15 anos, destacou: “Gosto muito de ler, tenho bastante livros em casa, das séries que assisto, dos filmes. A LBV nos incentiva muito à leitura, com saraus, projetos, bibliotecas, muitas coisas legais que ela faz“.
Thamires Luiza Júnior, 15 anos, ficou muito empolgada com tudo que viu: “Está sendo uma experiência incrível! Cada vez mais a gente fica com vontade de ler, porque são tantos livros, tantas oportunidades. Isso vai aumentando o nosso conhecimento sobre as coisas que existem no mundo, coisas que precisamos saber. Quanto mais a gente lê, mais adquire conhecimento, e é bem melhor pra convivermos na sociedade. Agradeço à LBV por ter me dado essa oportunidade, de conhecer esse mundo gigante que é a Bienal”.
“O papel da escola é fundamental para dinamização do ato de ler, e os professores, pais e responsáveis têm cada um o seu papel de estimular a criança para esse fim”, explicou a diretora da Escola da LBV, Márcia Quezada.
Está no Rio de Janeiro e quer uma ótima sugestão de passeio? Vá à 18ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, a maior feira literária do Brasil! O evento, que ocorre no Riocentro, aproxima escritores, editores, livreiros, professores, estudantes e leitores de todas as idades e coloca, nesta edição, a literatura brasileira como grande homenageada. Além das novidades do universo editoral, você, sua família e amigos podem participar de debates, bate-papos com personalidades e escritores e atividades culturais que promovem o saudável hábito da leitura.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Educacional José de Paiva Netto, da LBV, está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho, RJ. Telefone:(21) 3297-7100.