Rio de Janeiro, RJ — Na tarde desta terça-feira, 26, o Centro Educacional José de Paiva Netto, em Del Castilho, recebeu a visita especial de integrantes da Polícia Militar do RJ, das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e da Polícia Civil, além de agentes, inspetores e representantes do Governo do Estado, que foram homenageados pelos alunos, em comemoração pelo Dia do Policial.

Felizes com a homenagem, logo no início os visitantes foram recepcionados pelos alunos do Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade com músicas de boas-vindas e que exaltam a Paz. Receberam também mensagens e lembrancinhas feitas pelas próprias crianças. Em seguida, todos percorreram os ambientes da escola da LBV, interagindo com elas por onde passavam, conhecendo mais de perto o trabalho desenvolvido pela Instituição na Cidade Maravilhosa.
Em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV e Internet), os homenageados deixaram suas impressões sobre o trabalho socioeducacional da Legião da Boa Vontade: “Se a gente tentasse descrever não conseguiria, não só pelo reconhecimento, mas receber isso, num ambiente como esse, com essas crianças, com a energia que a gente se alimenta aqui. Quando vemos essas crianças sendo tratadas, sendo educadas, isso é um prêmio que não tem preço. Fico muito feliz de estar aqui, receber essa homenagem em nome da Polícia Civil”, declarou o delegado Fernando Veloso, chefe da Polícia Civil do RJ.

O tenente-coronel Cajueiro, comandante do 22º BPMERJ, da zona norte do Rio, representando o Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Cel Edison Duarte, também ressaltou suas impressões ao conhecer o trabalho da LBV na cidade, e presenteou os alunos com uma bandeira do seu Batalhão: “Vocês estão de parabéns. A gente vê nos detalhes a preocupação com as crianças, pisos com proteção para não escorregarem, escadas com corrimãos na altura da mão da criança. [São] 663 crianças estudando de manhã e de tarde, esse é todo um preparo para se melhorar o Brasil. A gente vê aqui um Brasil que dá certo! Muito obrigado! ”.
Para a capitão da PM Bianca da Silva, da assessoria de Polícia de Proximidade, conhecendo pela primeira vez a unidade educacional da LBV, declarou: “Simplesmente espetacular, um sonho. Fiquei muito encantada e, ao mesmo tempo, muito feliz em saber que tem uma Instituição que faz um trabalho tão lindo, tão único! Esse foi um momento mágico, não tem preço, e elas são o nosso futuro. Saber que aqui, na Legião da Boa Vontade, vocês estão cuidando delas com tanto amor e carinho, é maravilhoso! Agradeço, mais uma vez, à LBV, por ter nos homenageado nesse dia. É maravilhoso esse contato, quebrar um pouco desse paradigma da imagem do policial distante e aproximar as crianças, a sociedade. Em particular, no meu trabalho nas UPPs*, realizamos vários projetos sociais. Já é uma prática muito presente na nossa realidade, atualmente. Isso é maravilhoso, isso é o futuro, é o que me dá esperança de viver, alegria de continuar, mesmo diante de tantas dificuldades que enfrentamos”, disse.

Também estavam presentes na homenagem, a professora Rita Paes Beltrame, superintendente de projetos Especiais da Secretaria Estadual de Esportes; representantes da Companhia de Polícia Pacificadora, drª Suely Gusso Elias, representando a deputada estadual Martha Rocha; Gilbert Stivanello, assessor de relações institucionais da Polícia Civil; drª Talita Carvalho, assessora de comunicação social da Polícia Civil; delegado Roberto Ramal, da 44ª Delegacia de Polícia Civil; Christian Cândido, coordenador de esportes das UPPs e demais agentes, inspetores, militares e policiais civis do RJ.
O Centro Educacional José de Paiva Netto está localizado na Av. Dom Hélder Câmara, 3059 – Del Castilho, RJ. Para outras Informações, ligue: (21) 3297 – 7100.
______________________________
*O projeto Geração UPP é realizado em todas as comunidades cariocas que contam com Unidades de Polícia Pacificadora, e recebe o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV), Super Rádio Brasil, Team Nogueira, Prime Esportes, Boomboxe, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e das Secretarias de Estado de Esportes, Lazer e Juventude e de Segurança Pública.