Rio de Janeiro, RJ — No último dia 28 de agosto, o jovem Pedro Alcântara, de 14 anos, estudante do 8º ano do Centro Educacional José de Paiva Netto, escola da LBV no Rio de Janeiro, participou dos Jogos Estudantis, da Federação de Judô do Estado do RJ (FJERJ), e conquistou vaga para o Campeonato Brasileiro Escolar, muito almejada pelos competidores.
A competição foi uma seletiva com onze atletas na categoria juvenil. Dos cinco atletas da Unidade escolar da LBV, quatro alcançaram medalhas. “O Campeonato Estadual Individual 2016 é uma competição promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), na qual são levados os melhores atletas escolares para disputar como se fosse uma olimpíada e buscam alcançar os melhores resultados. O COB vai observando os melhores atletas para irem pensando em projetos futuros de olimpíadas mundiais, com o intuito de melhorar o judô brasileiro”, explicou Vinícius Azevedo, professor de Judô e de Educação Física da escola.
Sobre o treino do atleta, destacou o professor: “A preparação do Pedro foi estudada durante dois meses com treinos diversificados, tanto físico quanto técnico. Trabalhamos também a parte mental do atleta para que ele pudesse render ao máximo. Foram estudados também os adversários potencializando os golpes. Ele começou não querendo treinar, mas chegou um momento em que procurou treinar, veio galgando seu espaço, passo a passo ganhando técnica e experiência e vem se apresentando agora muito bem. Dentro e fora dos tatames vem ganhando elogio dos seus professores, tem melhorado muito”.
O Esporte aliado à Educação
Além do ensino de qualidade, alimentação e acompanhamento social, os alunos participam de atividades esportivas aliadas à educação. Movimentar o corpo e trabalhar o raciocínio, desenvolvendo ainda estratégias para alcançar a vitória, não são os únicos objetivos das aulas esportivas oferecidas aos alunos do Centro Educacional José de Paiva Netto. O esporte é mais um importante aliado das disciplinas ministradas em sala de aula.
Pedro Alcântara desde pequeno sonhava em participar das aulas de judô. Ele relata como a atividade esportiva o ajudou a melhorar nos estudos e no comportamento dentro e fora dos tatames: “eu queria praticar o judô, mas eu era muito bagunceiro, saía da sala, não queria participar de nada, respondia os professores. Mas com o judô, eu tinha que ter bom comportamento dentro e fora de sala, não era só saber lutar. O judô me ajudou a ter bom comportamento na escola, em casa também melhorei, passei a respeitar mais a minha mãe, meu pai, meus amigos. Até nos estudos me ajudou a tirar boas notas. Com isso, fui me incentivando a estudar mais, fazer os trabalhos, respeitar os outros”.
O jovem atleta relata como foi a preparação para a competição na qual sagrou-se campeão: “os treinos foram muito cansativos, mas me ajudaram muito no meu desempenho e meus colegas foram essenciais na conquista. A competição em geral foi muito boa, mostramos a nossa capacidade para todos. A sensação que eu tive foi inigualável, não consigo expressar em palavras, mas foi muito bom”, disse.
No Rio de Janeiro, RJ, o Centro Educacional José de Paiva Netto, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Av. Dom Helder Câmara, 3059 – Del Castilho. Informações pelo telefone: (21) 3297-7100.