Juiz de Fora, MG — Bons hábitos alimentares são fundamentais não somente na infância, é disciplina a ser cultivada durante a vida inteira. É senso comum entre os profissionais da área de saúde a afirmação de que esses hábitos contribuem para a prevenção da diabetes, da hipertensão, de doenças cardiovasculares, entre outras. Neste contexto, quais dicas para uma alimentação saudável na terceira idade?
Consciente disso, a Legião da Boa Vontade que, por meio do programa Vida Plena, desenvolve ações em prol do processo do envelhecimento saudável e à melhora na qualidade de vida dos idosos atendidos, promoveu na última semana, uma palestra sobre alimentação saudável na Melhor Idade.
Durante palestra ministrada pela nutricionista Carla Amaral, foram apresentados aos idosos algumas dicas como: não pular nem substituir as refeições, incluir mais frutas no cardápio diário, comer verduras e legumes variados, e beber muita água. “O organismo vai mudando ao longo da vida e a terceira idade requer um cuidado maior com a alimentação. O idoso passa a ter menos apetite, além da dificuldade de mastigar os alimentos tendo, assim, uma deglutição mais lenta, causando uma ingestão menor de nutrientes e vitaminas”, alertou.
A senhora Leci Clementina, de 67 anos, ficou feliz em ouvir as orientações e afirmou: “Achei ótimo saber o que vai me ajudar envelhecer com saúde! Vou seguir tudo o que ela falou”.
Segundo a palestrante, dentre alguns dos benefícios de uma alimentação saudável, estão: “A melhora na diabetes, na respiração diminuindo o risco de infartos, diminuindo os riscos de lesões musculares, além de aumentar a autoestima”, disse.
“Tirei muitas dúvidas. Alguns alimentos que pensava que estivessem fazendo bem para mim, não estão. Foi muito construtivo, vou adorar se tiver mais palestras assim”, afirmou a atendida Maria Aurora, de 65 anos.
Ao final da atividade, a palestrante recebeu das crianças do programa Criança: Futuro no Presente! um cartaz confeccionado por elas em homenagem ao Dia da Nutricionista, comemorado em 31 de agosto. “Adorei conhecer o trabalho que é desenvolvido pela LBV! As informações que vocês proporcionam aos atendidos que muitas vezes não possuem condições de ter, é um exemplo a ser seguido”, agradeceu a nutricionista Carla.
Nesta Unidade da LBV, duas vezes por semana, os idosos participam de oficina de musicalização, atividades físicas, passeios culturais e de lazer, assistem a palestras diversas, entre outras atividades socioeducativas que colaboram para o desenvolvimento da autonomia deles. São sempre acompanhados por psicóloga e assistente social da Instituição.
LEIA MAIS:
— Idosos da LBV acompanham palestra sobre direito do consumidor
— LBV na luta pela prevenção ao Câncer de Mama
Em Juiz de Fora, MG, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Francisco Fontainha, 83 — Santo Antônio. Para outras informações, ligue: (32) 3216-1406.