A Produção do Conhecimento e o Saber Solidário: Uma Visão Além do Intelecto

Proposta educacional inovadora da LBV, tema de palestra no 17º Congresso de Educação, propõe aliar “Cérebro e Coração”.

Nas escolas e em todas as suas unidades socioassistenciais, a Legião da Boa Vontade (LBV) aplica a sua linha educacional, composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criada pelo educador Paiva Netto e diretor-presidente da Instituição. Trata-se de um modelo inovador para o ensino integral e visa aliar “Cérebro e Coração”, isto é, unir a razão aos bons sentimentos, objetivando o desenvolvimento do cidadão planetário.

Vivian R. FerreiraSEXTA-FEIRA, 28 — A pedagoga Maria Suelí Periotto, doutora e mestra em Educação pela PUC-SP e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico, da LBV, iniciou o terceiro ciclo de palestras compartilhando as boas práticas da proposta pedagógica criada pelo diretor-presidente da Instituição, José de Paiva Netto. 
Como forma de compartilhar essa visão e contribuir com suas boas experiências na busca de uma educação de qualidade, a professora Suelí Periotto, doutora e mestra em Educação pela PUC-SP, supervisora da linha educacional, abriu, na manhã desta sexta-feira, 28, o terceiro e último dia de palestras da 17ª edição do Congresso Internacional de Educação, da LBV, discursando sobre o tema “A Produção do Conhecimento e o Saber Solidário: Uma Visão Além do Intelecto”.

Vivian R. FerreiraSEXTA-FEIRA, 28 — Público acompanha, com bastante entusiasmo, as palestras do último dia do evento.

Na oportunidade, a educadora apresentou os desafios e os resultados de sucesso da prática pedagógica da LBV, que direciona as ações realizadas pela Instituição objetivando a construção de uma sociedade solidária e altruística. “O grande ponto dessa proposta, que a torna aplicável em todas as escolas, é que ela fala ao Espírito Eterno do estudante, não às condições em que ele está cercado”, disse.

Dessa maneira, completa a doutora em Educação, a inovadora linha educacional propõe que o aluno seja provocado a construir coletivamente o conhecimento, promovendo, assim, um saber solidário. “Queremos provocar o aluno falante. (…) Na LBV, estimulamos o compartilhar, o saber que não é solitário. Acreditamos que quanto mais eles dividirem, mais aprenderão aquele conteúdo.”

Conhecimento coletivo

Para demonstrar possibilidades de como é possível aplicar à Pedagogia essa “visão além do intelecto”, a palestra contou com o apoio das educadoras Leilany Rocha e Karen Reis, alunas egressas da LBV, que explicaram aos congressistas o Programa de Alfabetização e Raciocínio Boa Vontade (PAR). A iniciativa é desenvolvida no Instituito de Educação José de Paiva Netto, que integra o Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital paulista.

Vivian R. FerreiraSEXTA-FEIRA, 28 — As educadoras Leilany Rocha e Karen Reis colaboraram com a explanação da supervisora.
O programa visa aprimorar o desempenho acadêmico do aluno, utilizando-se de jogos lúdicos, vídeos e outras estratégias didáticas e diferenciadas de ensino. Por meio dessas estratégias, a ação desenvolve habilidades e capacita o estudante para que ele tenha melhor desempenho em sala de aula. Além disso, cria condições para que ele produza conhecimento coletivamente.

“Evitamos o aluno apático, passivo. Queremos que ele seja pacífico, mas com uma visão crítica do mundo. Temos que armá-lo com inteligência, para que desarme conflitos”, reiterou Suelí.

Vivian R. FerreiraSEXTA-FEIRA, 28 — A palestra contou com um momento lúdico com a participação de algumas congressistas.

Acompanhe alguns trechos da palestra: 

 

 

 


Sobre o Congresso

Sob o tema “A Produção do Conhecimento e o Saber Solidário: Uma Visão Além do Intelecto”, o evento é realizado pela Legião da Boa Vontade e tem o objetivo de promover palestras e oficinas pedagógicas que colaborem para a formação continuada de pesquisadores, docentes, discentes, pais, profissionais ligados à Educação e áreas afins.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas