Nas escolas e em todas as suas unidades socioassistenciais, a Legião da Boa Vontade (LBV) aplica a sua linha educacional, composta pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, criada pelo educador Paiva Netto e diretor-presidente da Instituição. Trata-se de um modelo inovador para o ensino integral e visa aliar “Cérebro e Coração”, isto é, unir a razão aos bons sentimentos, objetivando o desenvolvimento do cidadão planetário.
Na oportunidade, a educadora apresentou os desafios e os resultados de sucesso da prática pedagógica da LBV, que direciona as ações realizadas pela Instituição objetivando a construção de uma sociedade solidária e altruística. “O grande ponto dessa proposta, que a torna aplicável em todas as escolas, é que ela fala ao Espírito Eterno do estudante, não às condições em que ele está cercado”, disse.
Dessa maneira, completa a doutora em Educação, a inovadora linha educacional propõe que o aluno seja provocado a construir coletivamente o conhecimento, promovendo, assim, um saber solidário. “Queremos provocar o aluno falante. (…) Na LBV, estimulamos o compartilhar, o saber que não é solitário. Acreditamos que quanto mais eles dividirem, mais aprenderão aquele conteúdo.”
Conhecimento coletivo
Para demonstrar possibilidades de como é possível aplicar à Pedagogia essa “visão além do intelecto”, a palestra contou com o apoio das educadoras Leilany Rocha e Karen Reis, alunas egressas da LBV, que explicaram aos congressistas o Programa de Alfabetização e Raciocínio Boa Vontade (PAR). A iniciativa é desenvolvida no Instituito de Educação José de Paiva Netto, que integra o Conjunto Educacional Boa Vontade, na capital paulista.
“Evitamos o aluno apático, passivo. Queremos que ele seja pacífico, mas com uma visão crítica do mundo. Temos que armá-lo com inteligência, para que desarme conflitos”, reiterou Suelí.
Acompanhe alguns trechos da palestra:
Sobre o Congresso
Sob o tema “A Produção do Conhecimento e o Saber Solidário: Uma Visão Além do Intelecto”, o evento é realizado pela Legião da Boa Vontade e tem o objetivo de promover palestras e oficinas pedagógicas que colaborem para a formação continuada de pesquisadores, docentes, discentes, pais, profissionais ligados à Educação e áreas afins.