Belo Horizonte, MG — Nos dias 5 e 6 de junho, aconteceu, na capital mineira, o 13º Encontro Nacional do Terceiro Setor – Enats, realizado pelo CeMAIS (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais), o Centro de Apoio Operacional do Terceiro Setor (CAOTS) do Ministério Público de Minas Gerais, a Conviver Saber Social e pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Procuradoria Geral do Município.
Nesta edição, sob o tema “Transparência nas relações Intersetoriais”, por meio de painéis, especialistas desenvolveram os tópicos: Implementação do Marco Regulatório: Aplicabilidade e transparência; Investimento Social Transparente: a visão dos investidores sociais; Reforma da Previdência, Cebas e a sustentabilidade das instituições: títulos e qualificações e, Estratégias de captação de recursos. Além do workshop O Profissional do Desenvolvimento e a Escuta Ativa: aprendendo a construção de diálogos qualificados.
O advogado e procurador-geral do município de Belo Horizonte, doutor Tomáz de Aquino Resende, especialista e consultor em terceiro setor e intersetorialidade, ressaltou a relevância do tema: “As relações intersetoriais, entendidas como as relações de parcerias, de contrato entre governo, mercado, associações, fundações e organizações da sociedade civil são de extrema importância. Eu acredito mesmo que os problemas sociais e ambientais só serão resolvidos com eficácia se cada um cumprir o seu papel e fizer ação em conjunto”. E explicou o que se espera de cada um: “O governo fazendo a regra fiscalizando, fomentando; o mercado financiando e o terceiro setor (as organizações da sociedade civil) que tem essa expertise, que tem esse amor à causa, fazendo. Eu acredito, sinceramente, que a intersetorialidade é uma grande oportunidade para a solução, minimização dos problemas sociais e ambientais”.
O dr. Aquino enfatizou, ainda, a importância do evento: “Com certeza, o ENATS, onde estão reunidos aqui associações, fundações, lideranças dos movimentos do Terceiro setor, empresas e poder público, é uma troca de experiências sempre vantajosa, sempre útil. E aqui, nestas conversas, sempre saem algumas parcerias intersetoriais. Por isto é muito importante”.
Nesta edição, o ENATS alcançou um expressivo número de participantes. Segundo informações, isso se deve ao relacionamento estabelecido com um maior número de instituições durante os anos de 2016 e 2017, às divulgações na mídia, ao fato do ENATS já fazer parte da agenda anual do terceiro setor, aos apoiadores e patrocinadores.