Vamos fazer do mundo um lugar melhor?

Projeto lúdico da LBV promove Cultura de Paz e mostra que as diferenças existem, mas não devem ser motivo de exclusão. A pluralidade é que move o planeta!

Maceió, AL — A Legião da Boa Vontade (LBV) desenvolve, na capital alagoana, uma série de projetos e programas socioassistenciais que visam despertar competências e habilidades, promover a vivência de valores e integrar a família. Uma dessas ações é a Oficina Momento do Saber, que promove valores da Cidadania Ecumênica por meio da leitura, contos e de brincadeiras.

Verônica AlexandreCrianças desenvolvem atividades com foco na construção de um mundo melhor.
Recentemente, esse espaço lúdico desenvolveu junto aos participantes do programa Criança: Futuro no Presente! um projeto especial com foco na mudança dos maus hábitos. Intitulada “Todos Juntos por um Mundo Melhor!”, a iniciativa promoveu bons hábitos e reiterou a importância de respeitar ao próximo, independentemente de sua nacionalidade, cultura, cor, crença, gênero e pontos de vista.

A premissa do projeto é simples: para que um dia tenhamos uma sociedade mais justa, é preciso educar o cidadão desde cedo, mostrando que as diferenças existem, mas não devem ser motivo de exclusão. Sabe por quê? É essa diversidade que move o mundo! Imagine um lugar em que todos se vestissem da mesma forma e tivessem o mesmo gosto e pensamento. Seria chato, não é?

Para reforçar essa ideia, a garotada assistiu a vídeos educativos sobre o assunto, participou de rodas de conversa, realizou pesquisas sobre diferentes culturas e interpretou a Música Legionária “O amor fraterno sempre vence”. “O projeto buscou envolver questões fundamentais para uma boa formação étnica, pedagógica e cidadã de nossos assistidos”, explica a educadora social Mirtes Santos.

Ok, a Cultura de Paz começa a se desenhar ainda na infância, mas isso não significa que os adultos não tenham parte nessa construção, hein? Por isso, as meninas e os meninos foram desafiados a fazer entrevistas e enquetes com adultos, perguntando a eles sobre o que não querem no mundo. As respostas deixaram claro que crianças e adultos estão sintonizados no ideal de um mundo melhor.

“Aprendi com esse projeto a amar o próximo, não se importar com raça, cor ou religião e que temos que respeitar as pessoas por igual”, resumiu Lívia Maria, de 12 anos.

Formação integral

As atividades lúdicas do projeto especial — bem como as demais ações empreendidas pela Instituição — foram permeadas pela linha educacional da LBV. Composta pelas Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico, a inovadora proposta é aplicada, com sucesso, em todas as Unidades de atendimento da LBV e impõe à educação uma “visão além do intelecto”, como afirma o seu criador, José de Paiva Netto.

Verônica AlexandreA garotada entrevistou adultos e colheram opiniões sobre o que eles não queriam para o mundo.

Ao lançar esse olhar especial ao educando, enxergando-o como um Ser espírito-biopsicossocial, que carrega consigo experiências acumuladas ao longo de suas existências, a LBV consegue promover uma educação completa, unindo à excelência pedagógica os valores éticos, morais, sociais e espirituais que devem mediar as relações humanas.

Uma visão diferenciada para a educação

Não à toa, a Instituição só tem colhido bons frutos: suas Unidades apresentam índice de evasão escolar zero, ambientes de não violência e boa assimilação do conteúdo aplicado em sala de aula.

Em Maceió, AL, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Avenida Muniz Falcão, 964 — Barro Duro. Para outras informações, ligue: (82) 3328-4410.

LEIA TAMBÉM:
LBV reforça incentivo ao esporte com oficina gratuita de capoeira
Oficina de pintura em telha inspira mulheres no Pará

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas