Saúde em foco: palestra educativa reforça cuidados com a higiene bucal

Criciúma, SC — Meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente!, desenvolvido pela Legião da Boa Vontade (LBV), assistiram na última sexta-feira, 24, a uma palestra educativa sobre higiene bucal, ministrada por estudantes de Odontologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

Proteger a infância é cuidar da saúde; AJUDE A LBV!


Durante a ação, os universitários ensinaram às crianças a maneira correta de escovar os dentes e usar fio dental, reforçando que essa prática é a melhor maneira de evitar problemas ortodônticos, além de pontuar dicas importantes para a higienização da escova de dente. 

“Aprendi que tem que ter muita atenção quando escovamos os dentes. Não podemos esquecer de secar bem a escova. Depois que a gente usa, sempre guardar com uma capinha por causa dos bichinhos [bactérias]”, comentou Letycia, de 8 anos.

Letycia Pereira GevaerdDurante a ação, os universitários explicaram para as crianças a maneira correta de escovar os dentes e usar fio dental, reforçando que esses cuidados garantem não só a saúde da boca, mas do corpo inteiro!

A atendida Maria Eduarda, de 10 anos, também contou o que aprendeu: “Sempre achei que se a gente colocasse bastante creme dental os dentes iriam ficar mais limpos. Depois da palestra aprendi que não precisa exagerar e que, além de escovar os dentes, também devemos escovar a língua para evitar as cáries e o mau hálito”.

+ Por um desenvolvimento integral: conheça a nossa proposta pedagógico

Após a palestra, o grupo conheceu a unidade e o trabalho desenvolvido pela Instituição no município. “Fiquei impressionado! É um lugar muito bem estruturado e a gente vê que a contribuição da população está realmente sendo investida. É um trabalho muito legal!”, disse o universitário Alexandro Orben.

POR UMA INFÂNCIA SAUDÁVEL

A Legião da Boa Vontade desenvolve, em suas unidades de atendimento, localizadas em dezenas de municípios brasileiros, uma série de atividades ricas em experiências lúdicas, culturais, artísticas e esportivas. Na Instituição, crianças e adolescentes participam de atividades lúdicas e palestras sobre cuidados com a higiene e a saúde.

Todas essas ações asseguram a garantia dos direitos dos cidadãos, como pede o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Ações como essas são de extrema relevância, pois nossos atendidos têm a oportunidade de conhecer a importância de se escovar os dentes, terem suas dúvidas esclarecidas e saberem os benefícios da escovação correta”, pontuou a assistente social da LBV, Mônica Zeferino Amorim.

Em Criciúma, SC, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Friedrich Engels, s/n – Progresso. Para outras informações, ligue: (48) 3443-7504.

VEJA TAMBÉM:
LBV celebra Dia Mundial da Saúde e promove palestra sobre educação alimentar
Você sabia que a saúde do corpo começa com uma boa higiene bucal?

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas