Piracicaba, SP — No dia 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio … e as crianças e os adolescentes atendidos pela Legião da Boa Vontade escolheram homenagear um importante afluente que carrega o mesmo nome do município onde moram: o Piracicaba, cuja bacia hidrográfica se estende por uma área de 12.531 km², situada no sudeste do estado de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais. O rio Piracicaba nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari, na cidade de Americana.

Dentre as curiosidades que os pequenos aprenderam no passeio socioambiental, o significado da palavra Piracicaba lhes chamou a atenção. O substantivo próprio vem da língua indígena tupi e significa “o lugar onde o peixe para”, através da junção dos termos pirá (“peixe”), syk (“parar”) e aba (“lugar”). O atendido Samuel, 8 anos, destacou sua alegria ao prestigiar o curso de água. “É muito bom ver o rio cheio”. Cabe ressaltar que, em agosto de 2015, a paisagem do rio Piracicaba apresentou cenários de muita secura.
CRIATIVIDADE E CULTURA
E para registrar a beleza do caudaloso rio, a garotada confeccionou com muita criatividade uma maquete da ponte pênsil, que liga uma margem à outra, dando acesso ao mirante. Para a produção da obra artística, os pequenos utilizaram materiais diversos como madeira, ao invés de isopor, barbante, serragem, gel e anilina. O trabalho permanecerá exposto no Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição, até a conclusão das atividades sociais deste ano.
A reflexão sobre o meio ambiente gera processos educativos e significativos para cada participante. Por isso, a proposta, segundo a educadora social Sandra Ferreira, é a de conscientizar quanto às práticas socioambientais em defesa da sustentabilidade do planeta. “As crianças tiveram uma boa experiência quando iniciaram a construção da maquete de um dos principais pontos turísticos da cidade. Foi perceptível a empolgação e o interesse de todos para conhecer a história desse importante rio para a cidade de Piracicaba”, disse.

A LBV carrega, desde seus primórdios, a preocupação em formar consciências solidárias. Por isso, em todas as suas iniciativas, não deixa de destacar a importância da natureza para a sobrevivência da humanidade. O atendido Rafael, 11 anos, contou um pouco do que aprende nas oficinas socioeducacionais da Legião da Boa Vontade. “Todos nós fazemos parte do meio ambiente, por isso é necessário cuidado para preservá-lo. Na Oficina de Arte e Cultura falamos sobre a reciclagem, o uso consciente da água e construímos a maquete do rio Piracicaba. Foi muito legal”.
LBV NA MÍDIA
Atenta ao projeto da LBV, a mídia local cobriu com ampla reportagem o passeio que concluiu toda a ação de valorização do Dia do Rio. Repórteres dos Jornais Gazeta de Piracicaba e A Tribuna Piracicabana não pouparam nas citações detalhadas desse evento, cujas meninas e meninos que integram o programa Criança: Futuro no Presente! foram protagonistas. Estamparam, nas edições do dia 25 de novembro, o acontecimento com chamada de capa.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Piracicaba/SP, o Centro Comunitário de Assistência Social, da LBV, está localizado na Rua Lázaro Lozano, 46 – Vila Monteiro. Outras informações pelo telefone (19) 3433-0948.
Colaboração: Nilce Afonso e João Miguel